sábado, 7 de julho de 2007

O número sete

Você se deu conta que o dia de hoje marca uma conjunção de números 7?

7 de 7 de 07.

As revistas dizem que a data assinalou um aumento do número de casamentos marcados para este dia e muitos supersticiosos encontram aí um alvo de suas crenças e temores. Até porque o número 7 sempre foi tido como cabalístico.

Umberto Eco diz que não devemos ser supersticiosos, pois a superstição dá azar. Mas, afinal por onde anda mesmo o 7 em nossas vidas? Segue uma pequena amostra que consegui reunir.

O mundo foi feito por Deus em 7 dias, incluido aí o dia de descanso que ninguém, nem Deus, é de ferro.

O número é citado 279 vezes no Velho Testamento e 59 no Novo. Noé levou para sua arca 7 casais de cada animal para garantir a sobrevivência das espécies face o dilúvio.

7 são os pecados capitais segundo o Papa Gregório, também é o número das cores do arco-íris, e as colinas sobre as quais se ergueram Lisboa, Roma, e Jerusalém.

O cinema é conhecido como sétima arte, mas, para você não ficar quebrando a cabeça para lembrar as demais, aí vão elas: Música, Pintura, Escultura, Arquitetura, Literatura e Dança.

7 são as pragas do Egito e as notas musicais, as Maravilhas do Mundo, as antigas e as novas, que por sinal vão ser escolhidas hoje em Lisboa.

Falar nisto, como anda a candidatura do Cristo Redentor? Para terminar, não esquecer os 7 palmos de terra, dos quais ninguém escapa a não ser pela cremação... Juro que tudo é verdade, mas não poderia omitir que 7 é a conta do mentiroso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o comentário! Parabéns.
Abraço.

Unknown disse...

Por falar em conta de mentiroso, se a população fosse averiguar com mais cuidado as promessas de campanha de muitos políticos que se elegem prometendo o céu na terra a renovação nos mandatos seria de tal ordem que poucos teriam alguma longevidade.
O senhor é dos poucos que economiza muito em promessas, talvez por isso tenha tido alguns insucessos eleitorais, embora tenha também obtido muitas vitórias. É melhor perder uma ou mais eleições a perder o conceito.

Anônimo disse...

Seu blog está cada vez melhor. Fiquei fã. Aliás, guardo enorme admiração pela sua pessoa. O sr. sabe disso.