quinta-feira, 29 de março de 2007

Lúcio Alcântara alerta para compromissos programáticos


O ex-governador Lúcio Alcântara (PR-CE) convocou dirigentes, militantes e simpatizantes do PR ao trabalho capaz de projetar para sociedade a imagem do partido como sigla que honra seus compromissos republicanos. Na Carta aos Republicanos, o ex-governador reconhece a necessidade da definição de uma linha de coerência capaz de evidenciar os compromissos democráticos da legenda.

Carta aos Republicanos


Como é de conhecimento púbico, dificuldades incontornáveis de natureza local nos impeliram à decisão de encaminhar nossa transferência partidária por nos mantermos fiéis a determinados princípios dos quais não queremos declinar. Diante dos fatos, buscar abrigo em uma nova legenda foi um imperativo ditado pela necessidade de garantir perspectivas futuras a um grupo de homens públicos que permaneceram leais às razões que nos conduziram a tomar decisões afirmativas da nossa independência política, entre os quais se encontram parlamentares, prefeitos e outras lideranças com bons serviços prestados ao povo cearense.


Encontramos na legenda do Partido da República (PR) aquelas condições que avaliamos suficientes para uma decisão segura. Fomos bem recebidos pelos companheiros do PR. Nenhuma exigência fizemos e nada nos foi solicitado, além de dedicação que, estejam certos, teremos para colaborar para que o partido tenha condições de representar as melhores esperanças do povo brasileiro.

A reforma política, por muitos anunciada e tantas vezes postergada, certamente dará ao quadro partidário nacional um formato mais consistente. Precisamos nos preparar para isto. O Partido da República, pela força de sua bancada atual no Congresso Nacional e proeminência de suas principais lideranças, tem todas as condições de ultrapassar o marco seletivo da reforma partidária, consolidando-se como uma referência no aprimoramento do nosso sistema de representação popular.

Queremos colaborar para que o PR - à parte a atuação de seus membros no apoio ao Governo Federal e a participação efetiva dos mesmos nos postos que lhe forem confiados - possa dedicar-se ainda com maior esforço à formulação e um programa partidário doutrinariamente bem definido, à boa formação e quadros na sua militância e, com especial atenção à construção de uma imagem pública que contribua para o fortalecimento do processo institucional, angariando a confiança do nosso povo e com ele construindo uma duradoura identidade.

No longo percurso de uma vida dedicada à causa Pública, sempre procuramos honrar responsabilidades que nos foram confiadas sem buscar necessariamente posições de liderança, valorizando sempre o esforço e a dedicação dos demais companheiros. Por onde passamos, deixamos como uma marca da nossa atuação o empenho na formação de quadros e a construção de uma ideologia partidária. No PR, não será diferente.

Queremos, portanto, colaborar para que o Partido da República amplie a sua militância e a sua representatividade institucional, mas queremos também contribuir para que o nosso partido defina uma linha programática coerente e projete para a sociedade brasileira a imagem de uma sigla que honra efetivamente os ideais republicanos que colocam o princípio democrático e a defesa do interesse comum como à causa primordial de sua atuação.