terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Vera Fischer

É difícil no Brasil achar um homem da minha idade. É tudo casado ou galinha. É melhor ficar sozinha.

Vera Fischer

Acho melancólica  participação dela na novela Salve Jorge. Uma pena...

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Leitura IV

Livros são navios que navegam pelo vasto mar do tempo.

Francis Bacon

Leitura III

Every man who knows how to read has it in his power to magnify himself, to multiply the ways in which he exists, to make his life full, significant and interesting.

Aldous Huxley

Médicos

No primeiro teste obrigatório para tirar o registro profissional de médico o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo reprovou 54% dos quase 2500 examinados.

Para o CREMESP não têm condições de atender à população os que acertaram menos de 60% das questões de nove áreas da medicina.

A reprovação não impede o exercício da profissão mas mostra a má qualidade dos médicos que estamos formando.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 07/12/12

Corrupção

Esse maldito financiamento privado da campanha, essa legislação eleitoral é, a meu juizo, a mãe da corrupção.

Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência

Congestionamento

Neste fim de ano as maternidades tiveram um dia de congestionamento. Muitas gestantes agendaram partos para a data de 12/12/12.

Uma data tripla que só se repetirá daqui a um século. Data assim só na certdião dos que nascerem no dia 01/01/01.

Para os curiosos reproduzo uma explicação do numerólogo Shimónn Kressler : o 12 carrega as energias da fertilçidade e da alegria.

Para algumas mães a escolha não teve fundamento místico. Apenas acharam a data bonita.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 12/12/12

Saúde

A conta da saúde não para de crescer. Um dos itens vem preocupando bastante os administradores públicos. É consequência do que se vem chamando a "judicialização da saúde".

Decisões judiciais obrigam o Ministério da Saúde a fornecer medicamentos, insumos e equipamentos a pacientes que recorrem à justiça.

De janeiro a outubro a despesa do governo federal foi de R$ 339,7 milhões quase 28% a mais do que foi gasto em 2011 que por sua vez superou 2010 em 90%.

O governo trabalha com orçamento a justiça com situações fáticas sobre as quais delibera sem considerar a existência de fundos para cumprir a sentença. Como nessa matéria não há precatórios...

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 12/12/12 

Leitura II

Quando tenho pouco dinheiro compro livros. Se sobra algum compro comida e roupa.

Erasmo, o humanista do Renascimento.

Leitura

Eu acho a televisão muito educativa. Sempre que alguém liga o aparelho eu vou para outro quarto e leio um livro.

Groucho Marx

Pedro Nava

O braileiro Pedro da Silva Nava, como ele mesmo dizia tinha três nacionalidades. "Minha nacionalidade atual é a Rua da Glória. A nacionalidade de minhas raizes é O Ceará, é o país dos Mourões. Minas Gerais, mais certamente Juiz de Fora, é a nacionalidade de minha circunstância, o que também é importante, até porque eu mesmo não existiria sem a minha circunstância.

Poetas

Pode acontecer que um poeta acredite dar expressão  apenas à sua experiência particular; os seus versos talvez representem para ele um meio de falar de si mesmo sem se denunciar; no entanto para seus leitores, aquilo que escreveu pode tornar-se a expressão tanto de seus sentimentos secretos como do júbilo ou do desespero de toda uma geração. Mas ele mesmo não precisa saber o que sua poesia chegou a significar para outros, como um profeta não precisa compreender o significado das palavras que profere.

T.S.Eliot, Virgil and the Christian World (1951)