sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dia da Árvore


Se você ja derrubou alguma árvore, não volte a fazê-lo. Se nunca plantou uma árvore, comece a fazer isso hoje. A natureza, mãe da vida, espera por você.
Para homenagear a árvore no seu dia, escolhi o poema de um poeta estranho, que viveu pouco e só escreveu um livro, Eu e outras poesias. Falo de Augusto dos Anjos, o paraibano que cantou o sofrimento, a memória e a natureza, com pessimismo melodioso estruturado na sonoridade de termos científicos que o leitor não compreende. Mas se encanta.

A árvore da vida

- As árvores meu filho, não têm alma!
E esta árvore me serve de empecilho...
É preciso corta-la, pois, meu filho,
Para que eu tenha uma velhice calma!

- Meu pai, por que sua ira não se acalma?!
Não vê que em tudo existe o mesmo brilho?!
Deus pôs alma nos cedros...no junquilho...
Esta árvore, meu pai, possui minh'alma!...

- Disse - e ajoelhou-se, numa rogativa:
" Não mate a árvore, pai, para que eu viva"
E quando a árvore, olhando a pátria serra,

Caiu aos golpes do machado bronco,
O moço triste se abraçou com o tronco
E nunca mais se levantou da terra!

Pau D'Arco, 1905

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Pranto


Tirou ontem o passaporte para eternidade Manuel Eduardo Pinheiro Campos, o Manuelito Eduardo.

Vi-o hoje pela manhã, pela última vez. E pela primeira vez sem aquele sorriso franco que era sua marca.

Extrovertido, caloroso, dono de impressionante energia, nunca capitulou diante das vicissitudes da vida. Superou tudo com altivez e incansável capacidade de produção intelectual na literatura, no teatro, na imprensa e na administração de entidades culturais, sempre atento aos avanços da tecnologia e da modernidade.

Foi golpeado na trincheira da luta fazendo o que sabia bem, uma conferência.

Como governador tive a oportunidade de reparar uma injustiça, coloquei-lhe no peito a Medalha da Abolição.

Segurança

O "Diário do Nordeste", edição de hoje, em manchete de primeira página, noticia que Fortaleza será incluída no Programa Nacional de Segurança e Cidadania ( Pronasci), do Governo Federal.

A decisão resulta, segundo a mesma fonte, de ação da Prefeita Luizianne Lins junto ao Ministro da Justiça Tarso Genro. Eu disse, da Prefeita!

O Ceará está de fora do programa porque os números da violência, no período 2002/2005, não são tão ruins quanto os de outros estados.

Isso terminou incomodando muita gente que desejava que nossos dados fossem piores do que realmente são.

É a torcida da turma do quanto pior, melhor.

Quem ainda não leu, pode ler aqui a matéria na íntegra.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Eleições 2008

Vou estar no jogo. Só não sei ainda se como atleta, ou técnico.

Novidade

O governador de São Paulo, José Serra, acaba de instituir um novo incentivo fiscal capaz de contribuir para a requalificação urbana das cidades paulistas. Assinou decreto transformando créditos de até R$ 2,3 bilhões, referentes ao Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em moeda para financiar projetos de reforma, construção e restauro em áreas degradadas. As empresas só poderão usar o crédito em regiões que sejam objeto de projetos municipais de revitalização.

São Paulo e Santos já apresentaram propostas. A experiência como Prefeito há de ter inspirado o Governador a descobrir esta forma engenhosa de suprir a crônica falta de recursos para realização de projetos de melhorias urbanas e ao mesmo tempo reduzir o passivo com as empresas, decorrentes do acúmulo de créditos de ICMS. Taí uma excelente idéia do Serra.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Bombando !


Foi assim, eufórico, que o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, se manifestou sobre os dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), edição 2006. De fato, os números revelam uma melhora sensível nos principais indicadores sociais e econômicos do País. Melhoraram, a renda do trabalhador, o trabalho infantil, a taxa de desemprego, entre outros dados aferidos na amostra.

A desigualdade de renda mostrou leve redução, embora tenha se agravado no Nordeste, única região onde isto ocorreu, justamente onde está o maior contingente de pobres. A taxa de fecundidade média do Brasil é de 2,0 filhos por mulher. Quer dizer, alcançamos a chamada taxa de reposição. Significa que no futuro teremos uma retração populacional, a persistir a tendência.

Os números, vistos com sobriedade, mostram que o país avança, e espancam um pessimismo administrado por desinformados e oposicionistas preconceituosos sem olhos para enxergarem resultados positivos.

Risco

Os jornais noticiaram, finalmente, que os candidatos que concorreram a uma vaga de policial militar, em concurso iniciado em meu governo, ingressaram na última etapa da seleção, que é a realização de um curso.

A duração do treinamento tem sido de seis meses. Agora, talvez na pressa de recuperar o tempo perdido, houve uma redução para três meses. Há estados onde o treinamento chega a durar oito meses.

Policiais preparados constituem pressuposto básico para uma boa polícia. Corremos o risco de ver irem para a dura missão nas ruas policiais mal treinados para exercerem função tão delicada.

Polícia é muito mais do que viaturas e armamentos. Polícia é feita com gente!

Olha aí !

"O Estado de S. Paulo", edição de 15/09, página A38, trouxe matéria afirmando que o Piauí foi o primeiro colocado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que autoriza os bacharéis em Direito a exercerem a advocacia.

Esta foi a primeira vez que o exame foi realizado de modo unificado, onde participaram 19 estados. A média geral de aprovação foi 19,09%, e no Piauí 46,18%. Valeu !

A frase do dia

O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito.

Ralph Waldo Emerson