quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Novidade

O governador de São Paulo, José Serra, acaba de instituir um novo incentivo fiscal capaz de contribuir para a requalificação urbana das cidades paulistas. Assinou decreto transformando créditos de até R$ 2,3 bilhões, referentes ao Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em moeda para financiar projetos de reforma, construção e restauro em áreas degradadas. As empresas só poderão usar o crédito em regiões que sejam objeto de projetos municipais de revitalização.

São Paulo e Santos já apresentaram propostas. A experiência como Prefeito há de ter inspirado o Governador a descobrir esta forma engenhosa de suprir a crônica falta de recursos para realização de projetos de melhorias urbanas e ao mesmo tempo reduzir o passivo com as empresas, decorrentes do acúmulo de créditos de ICMS. Taí uma excelente idéia do Serra.

3 comentários:

José Sales disse...

Até esta novidade chegar por aqui, vão demorar no mínimo uns 26 anos. A dinâmica administração estadual esta em ponto morto e a municipal mudou-se para Brasília, onde mora a atual Prefeita Luiziane Lins. Cá no Morro de Marajaitiba estamos aguardando o novo Prefeito Lúcio Alcantara para continuidade às ações de 1981, que envolvem a recomposição do IPLAM, o renascimento do Forum Adolfo Herbster, a revisão do Plano Diretor Municipal, a política de consolidação de parques públicos notadamente o Parque da Beira Mar, Uma uma nova política de preservação do meio ambiente, a discussão do Código do Meio Ambiente de Fortaleza,a revitalização do Centro de Fortaleza, assim como a retomada do Projeto Costa Oeste sob a ótica municipal, a montagem de uma Secretaria do Turismo Municipal, a consolidação da modernização do sitema de transporte municipal integrado.

Anônimo disse...

Concordo com o Sales.
Tá é difícil essa cidade andar com um mínimo de planejamento. Parece que essa palavra nunca existiu nos dicionários dos ferreira gomes e do PT/luiziane. Atenção pessoal... planejamento não é palavrão, aliás, se o fosse talvez eles o usassem (o palavrão, não a ação de planejar).
Ví essa semana em algum orgão de imprensa que o governador Serra criou um prêmio para os professores do ensino médio baseado nos resultados obtidos pelos alunos. O Governo do Lúcio Alcântara já havia criado esse prêmio aqui, comtemplando professores e escolas. Como era mesmo o nome do prêmio Dr. Lúcio ???

Anônimo disse...

O Sales tem toda razão, pois planejamento não é a seara desse pessoal não. A prefeitura de Fortaleza já ficou mesmo parada em 1982, quando o dr. lúcio deixou-a, pois de lá prá cá, houve os viadutos do juraci e o desgoverno da luiziane e nenhum desses dois nunca quis saber de planejamento.

Abro um pequeno parênteses para o cambraia, que foi até bom prefeito, mas que no meio dessas administrações pouca coisa deixou.

De todos os administradores públicos, o prefeito deve ser aquele mais próximo do dia-a-dia do cidadão, e não deve ser o mais próximo de brasília, como diz o josé sales...