segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Risco

Os jornais noticiaram, finalmente, que os candidatos que concorreram a uma vaga de policial militar, em concurso iniciado em meu governo, ingressaram na última etapa da seleção, que é a realização de um curso.

A duração do treinamento tem sido de seis meses. Agora, talvez na pressa de recuperar o tempo perdido, houve uma redução para três meses. Há estados onde o treinamento chega a durar oito meses.

Policiais preparados constituem pressuposto básico para uma boa polícia. Corremos o risco de ver irem para a dura missão nas ruas policiais mal treinados para exercerem função tão delicada.

Polícia é muito mais do que viaturas e armamentos. Polícia é feita com gente!

5 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Está mal assessorado o governador Cid Gomes? Denigre, desonra agora a própria imagem e a da sua administração com a decisão de comprar uns SUPERCARRÕES para a ronda policial. Revela desconhecimento da própria natureza da ação policial, que deve primar pela inteligência e a discrição, a versatilidade, nunca pela ostentação descabida. A melhor ação policial, visando à segurança pública, será por natureza uma ação preventiva, a requerer nos bairros, nas ruas, nos quarteirões, o soldado a pé, o soldado de motocicleta, o soldado de simples telefone à mão, o soldado de bicicleta, o soldado de carro - e este será qualquer, apenas adequado às funções repressivas, que funcione e esteja aparelhado. Sobretudo o SOLDADO PREPARADO – esta a “máquina” a requerer grandes investimentos. Ao contrário, a decisão do Executivo dessangra o orçamento do Estado. Em pelo menos 5 ou 6 milhões a mais. Na Assembléia, a base aliada sempre se engasgou para explicar o inexplicável, sem lograr jamais responder a qualquer das invectivas sensatas, vigorosas de Heitor Férrer e Adahil Barreto contra esta insanidade do Executivo Estadual.

Anônimo disse...

um absurdo!!!

onde já se viu um negócio desses???

um dos problemas históricos das polícias militares sempre foi o despreparo do seu efetivo. quando isso isso ia, paulatinamente, dimunuindo, com as mudanças no perfil e com os cursos de formação e aperfeiçoamento eis que o governo do Ceará dá marcha ré na formação, diminuindo o tempo de preparo da tropa. e depois não venham dizer que a preparação continuará depois de estarem nas ruas. eu não acredito e ninguem de bom senso deve acreditar em mais uma promessa que jamais será cumprida.

XERIFE disse...

E NÃO SÓ BEM PREPARADA MAS TAMBÉM COM SALÁRIOS DIGNOS, POIS UM SOLDADO PM AQUI SÓ RECEBE 1000 REAIS.

LAERCIO Giovani MACAMBIRA Marques disse...

Dr. Lúcio,

No meu blog (Pensando Segurança)eu retrato essa questão, mostrando o que fizemos até 2006, tendo como paradigma o estado de São Paulo.
Trata-se de um grande retrocesso o que hoje ocorre, com sérios reflexos na doutrina da Polícia militar do Ceará.

Macambira

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,

"Policiais preparados constituem pressuposto básico para uma boa polícia. Corremos o risco de ver irem para a dura missão nas ruas policiais mal treinados para exercerem função tão delicada. "

Como podemos chamar isto que o Sr. sabiamente escreveu? Profecia? Premonição?

É claro que tudo se resume ao conhecimento de causa, que o Sr. tem pra dar e vender. Há uma semana, este seu questionamento ocupou o espaço de seu blog como um alerta para o descaminho da gestão pública neste governo da oligarquia Ferreira Gomes, como um aviso aos navegantes desses mares bravios da segurança em nosso estado, que vai de mal a pior.

Na mesma semana, ocorreu a "ação desastrada" de policiais que atiraram em quatro cidadãos desarmados e desavisados, que pacificamente transitavam em via pública numa Hilux (parece praga, né?). Do nada, surgiram os tiros. E eles só pararam por acreditar que a polícia iria protegê-los, vejam só! Foram quase literalmente fuzilados.

É revoltante a falta de comando de uma corporação que tanto já fez e tanto honrou a segurança em nosso estado. É um caso gritante de menosprezo pelo capital humano, é a valorização do patrimônio material em detrimento do investimento em pessoas. Afinal, ficou comprovado que uma arma na mão de uma tropa mal treinada é tão perigosa quanto na mão de um bandido. Exatamente a mensagem que suas palavras alardearam. Acima de tudo, "Polícia é feita com gente!".

A população não merece tanto descaso do governo. Só espero que este triste e vergonhoso acidente sirva para uma tomada de ação mais eficiente. Que se combata o corporativismo estampado nas declarações de um comandante na TV, afirmando que os PM's "agiram dentro da lei".

Por fim, torço para que tudo não fique somente nas protocolares desculpas governamentais às vítimas do quase fuzilamento. Afinal, acredito que o "grande salto" prometido não deve ser para escapar de tiros!

Cris