terça-feira, 18 de novembro de 2008

Primeira

O ditado diz que a justiça tarda mas não falta.

Para mim, ela acabou de chegar - via Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dá razão ao meu crítico quando afirmava que, no meu Governo, o Ceará não passava da primeira.

De fato, ocupávamos a primeira... colocação nacional.

Os números divulgados pelo IBGE, que constam do estudo Contas Regionais 2006, revelam que naquele ano, o Ceará cresceu 8%, o dobro do Brasil, mais um recorde de meu período de Governo.

O aumento médio do produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, na mesma época, foi de 4,8%. A indústria cearense cresceu 5,3%; em serviços, 6,5% e agropecuária, 35,5%.

Com o 12º maior PIB do País na série 2002-2006, o Estado apresentou o 15º maior crescimento em volume, 18,5%.

Nosso PIB, a preços de mercado de 2005, é de R$ 47, 223 bilhões. Os resultados são bons, mas há muito a ser feito, pois somos ainda um Estado com muitos pobres e grande concentração da riqueza.

Nosso PIB per capita, maior apenas que os da Paraíba, Alagoas, Maranhão e Piauí, é de R$ 5.636, menos da metade da média brasileira e abaixo de 20% do Distrito Federal.

Saiba mais em O Povo, O Estado de S. Paulo e Diário do Nordeste, edições de 15/11/2008.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pranto

Baleado por um assaltante ao chegar em sua casa, faleceu o Pastor Helnir Cortez, de tradicional família evangélica, que embora jubilado, continuava a colaborar com a Igreja Presbiteriana da Rua Carolina Sucupira, no bairro da Aldeota, aqui em Fortaleza, onde exerceu o ministério por muitos anos.

Encontrava-o com alguma freqüência, sempre admirando sua atuação discreta e ponderada, que contribuia para maior diálogo entre os cristãos. Por mais de uma vez, deparei-me com ele celebrando, junto com um padre, casamentos ecumênicos.

A quantidade de pessoas no velório e sepultamento diz bem do quanto era estimado.

Meus pêsames à esposa, professora Célia Cortez e família.

Crise

A recessão já chegou nos Estados Unidos, Europa e Japão. Aqui, analistas trabalham com uma queda acentuada do Produto Interno Bruto (PIB). Espera-se crescimento próximo de zero no quarto trimestre deste ano. Para 2009, se as coisas não melhorarem, a expectativa é que ele possa ficar abaixo de três, o que para um País com a necessidade de crescimento e emprego que temos, será péssimo.

O impacto da crise no emprego tem sido rápido, surpreendendo os especialistas e consultorias. A queda maior tem sido nos setores da construção civil, metalurgia, incluindo a cadeia automotiva e eletroeletrônicos.

No Ceará, indagado pela imprensa sobre os efeitos da crise em relação à construção da refinaria, o Governador do Estado disse que 0 futuro é incerto.

Agora, a JFE Steel, 3º maior grupo siderúrgico do mundo, informa que poderá suspender ou cancelar, a participação que planeja ter na Companhia Siderúrgica do Porto do Pecém. O motivo é a crise financeira internacional. A Companhia Vale do Rio Doce, pela mesma razão, já havia anunciado a suspensão do investimento na siderúrgica cearense.

Saiba mais nos jornais O Estado de S. Paulo, edição de 16/11/08 e Diário do Nordeste, edição de 13/11/08.

Sistema Penitenciário

Caos no sistema carcerário
Casa de Custódia pode fechar. Lixo, lama, fezes e ratos imperam na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) de Caucaia. Defensoria Pública visitou o local e poderá pedir interdição.
Jornal Diário do Nordeste, 01/11/08.

Polícia evita fuga em massa
Cinqüenta presos tentaram escapar ontem da Casa de Custódia de Itaitinga, através de um túnel de 30 centímetros de diâmetro.
Jornal O Estado, 10/11/08.

Três detentos escapam do IPPO
Três detentos fugiram na madrugada de ontem do IPPO II, em Aquiraz. A hipótese de fuga facilitada não foi descartada pela direção.
Jornal Diário do Nordeste, 09/11/08.

Detento morto e agentes em greve
Subiu para quinze o número de assassinatos, este ano, no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), a maior unidade carcerária do Estado.
Jornal Diário do Nordeste, 06/11/08.

15º preso é assassinado no IPPS
Dos quinze presos assassinados este ano dentro do IPPS, pelo menos nove foram mortos no pavilhão sete. No dia 16 de outubro, o juiz titular da comarca de Aquiraz, Roberto Diniz Teixeira, determinou a interdição parcial do IPPS. Entre outras decisões, determinou que a Secretaria de Justiça teria que concluir a reforma do pavilhão oito do presídio em sessenta dias.
Jornal O Povo, 06/11/08.

Violência continua
Mais um preso é assassinado no IPPS. Já somam dezoito os casos de assassinatos dentro do IPPS este ano. O corpo foi encontrado junto ao sanitário de uma cela e apresentava diversas marcas de cossoco.
Jornal Diário do Nordeste, 13/11/08.

Presos fazem motim e quebram câmaras
Policiais do Comando Tático Motorizado (COTAM), do Batalhão de Polícia de Choque, foram mobilizados, no fim da noite passada, para conter um motim praticado por 21 presos que estão recolhidos no 7º DP (Pirambu).
Jornal Diário do Nordeste, 13/11/08.

Crueldade no IPPS
Presidiários são queimados vivos. Os corpos foram encontrados carbonizados em uma cela trancada. A direção da penitenciária acredita em vingança.
Jornal Diário do Nordeste, 12/11/08.

domingo, 16 de novembro de 2008

Fé e Ciência


O Papa Bento XVI reuniu-se brevemente com um grupo de cientistas, entre os quais o físico inglês Stephen Hawking, durante evento da Academia Pontifícia de Ciências. Na ocasião, sua Santidade afirmou não haver contradição entre acreditar em Deus e na ciência.

A ciência, segundo ele, seria uma busca pelo conhecimento da criação de Deus. "Não há oposição entre o entendimento pela fé e a prova da ciência empírica. Galileu viu a natureza como um livro cujo autor é Deus", afirmou.

Galileu, no século XVI, foi perseguido pela Igreja Católica por defender que a terra gira em torno do sol. Só em 1992, a Igreja retirou a acusação.

O encontro dos físicos deverá girar em torno do tema Compreensões Científicas para a Evolução do Universo e da Vida.

Bento XVI, no seu pontificado, tem se esforçado para a aproximar a religião da ciência.

O evento prestigia a evolução teísta, ensinada pela Igreja Católica, que reconhece a evolução como teoria científica. Distancia-se, assim, do creacionismo defendido com ardor, sobretudo nos Estados Unidos, por grupos de evangélicos que pregam, inclusive, o seu ensino nas escolas.

Em 2007, Stephen Hawking, em entrevista, disse que "não é religioso no senso comum. Eu acredito que o universo é governado por leis da ciência. Elas podem ser decretadas por Deus, mas ele não intervém para quebra-las", completa.

Saiba mais em O Estado de S. Paulo, edição de 01/11/08 e Diário do Nordeste, edição de 01/11/08.