segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Sistema Penitenciário

Caos no sistema carcerário
Casa de Custódia pode fechar. Lixo, lama, fezes e ratos imperam na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) de Caucaia. Defensoria Pública visitou o local e poderá pedir interdição.
Jornal Diário do Nordeste, 01/11/08.

Polícia evita fuga em massa
Cinqüenta presos tentaram escapar ontem da Casa de Custódia de Itaitinga, através de um túnel de 30 centímetros de diâmetro.
Jornal O Estado, 10/11/08.

Três detentos escapam do IPPO
Três detentos fugiram na madrugada de ontem do IPPO II, em Aquiraz. A hipótese de fuga facilitada não foi descartada pela direção.
Jornal Diário do Nordeste, 09/11/08.

Detento morto e agentes em greve
Subiu para quinze o número de assassinatos, este ano, no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), a maior unidade carcerária do Estado.
Jornal Diário do Nordeste, 06/11/08.

15º preso é assassinado no IPPS
Dos quinze presos assassinados este ano dentro do IPPS, pelo menos nove foram mortos no pavilhão sete. No dia 16 de outubro, o juiz titular da comarca de Aquiraz, Roberto Diniz Teixeira, determinou a interdição parcial do IPPS. Entre outras decisões, determinou que a Secretaria de Justiça teria que concluir a reforma do pavilhão oito do presídio em sessenta dias.
Jornal O Povo, 06/11/08.

Violência continua
Mais um preso é assassinado no IPPS. Já somam dezoito os casos de assassinatos dentro do IPPS este ano. O corpo foi encontrado junto ao sanitário de uma cela e apresentava diversas marcas de cossoco.
Jornal Diário do Nordeste, 13/11/08.

Presos fazem motim e quebram câmaras
Policiais do Comando Tático Motorizado (COTAM), do Batalhão de Polícia de Choque, foram mobilizados, no fim da noite passada, para conter um motim praticado por 21 presos que estão recolhidos no 7º DP (Pirambu).
Jornal Diário do Nordeste, 13/11/08.

Crueldade no IPPS
Presidiários são queimados vivos. Os corpos foram encontrados carbonizados em uma cela trancada. A direção da penitenciária acredita em vingança.
Jornal Diário do Nordeste, 12/11/08.

3 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Presidiários morrem, matam no IPPS. O diretor do presídio diz que é por que brigam ou por vingança. Néscio engano. É antes uma demonstração da impotência, falecimento da autoridade pública em prover disciplina e segurança na Casa.

Com os presos assassinados intra muros enterram-se as razões mesmas da pena que lhes infligiu a Justiça. Esta tem o dever indeclinável de agir e tudo fazer por dotar aquela prisão de segurança suficiente para presos e servidores. Tem também o de devolvê-los, cumprida a pena, à família, à sociedade. Ou mandar escrever na entrada o que imaginou Dante estar à porta do Inferno: “Deixai aqui toda esperança, vós que entrais”. Neste caso o IPPS já não precisaria de diretor nem o Ceará de uma Secretaria de Segurança Pública ou de Justiça.

Esta antecâmara do inferno em que se tornou o IPPS, agora devorador de presidiários, viu outrora, numa das rebeliões que NÃO poderiam jamais ocorrer, tornar-se vitima da insegurança e desordem ali reinantes, Aloísio Lorscheider. Hoje aquele antro ainda desafia a administração do Estado, exige soluções.

Anônimo disse...

Cadê o grande salto?
Salto mesmo só dois: o salto alto que o governador usa e o assalto que o Ronda não consegue diminuir.
Se o estado está tão bem, em ótimas condições financeiras, por que não investe nessa área?
O governo passado, que enfrentou diversas dificuldades financeiras, construiu várias casas de detenção e esvaziou as delegacias.
Competência é outra coisa...

Sávio Bezerra disse...

Dr. Lúcio, não está na hora do Senhor, como ex governador do estado, como uma figura pública respeitável, como presidente do partido que o Sr. integra, começar a se contrapor mais abertamente em relação ao atual governo? Afinal, daqui a 2 anos teremos eleição e o senhor é um dos maiores, senão o maior, responsáveis em mostrar o atual e comparar com o antecessor.