terça-feira, 18 de novembro de 2008

Primeira

O ditado diz que a justiça tarda mas não falta.

Para mim, ela acabou de chegar - via Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dá razão ao meu crítico quando afirmava que, no meu Governo, o Ceará não passava da primeira.

De fato, ocupávamos a primeira... colocação nacional.

Os números divulgados pelo IBGE, que constam do estudo Contas Regionais 2006, revelam que naquele ano, o Ceará cresceu 8%, o dobro do Brasil, mais um recorde de meu período de Governo.

O aumento médio do produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, na mesma época, foi de 4,8%. A indústria cearense cresceu 5,3%; em serviços, 6,5% e agropecuária, 35,5%.

Com o 12º maior PIB do País na série 2002-2006, o Estado apresentou o 15º maior crescimento em volume, 18,5%.

Nosso PIB, a preços de mercado de 2005, é de R$ 47, 223 bilhões. Os resultados são bons, mas há muito a ser feito, pois somos ainda um Estado com muitos pobres e grande concentração da riqueza.

Nosso PIB per capita, maior apenas que os da Paraíba, Alagoas, Maranhão e Piauí, é de R$ 5.636, menos da metade da média brasileira e abaixo de 20% do Distrito Federal.

Saiba mais em O Povo, O Estado de S. Paulo e Diário do Nordeste, edições de 15/11/2008.

14 comentários:

Anônimo disse...

O pecadilho de seu Governo foi entregar-se aos caprichos do senhor Tasso Jereissati. Dar poder aos senhores Maia Junior e Luis Pontes, macularia, definitivamente, qualquer política pública eficaz.
Assim, passaram-se quatro anos, antes nunca vistos em terras cearenses. Esse Governo, com infinitas dificuldades, fora o melhor de toda a história cearense.
Ao tomar fôlego, estavas mortalmente marcado. Não havia mais tempo hábil. O "efeito Tasso" era devastador.
O Rei estava morto. A meta tassista fora atingida com pleno êxito.
Sigamos, enfim. Assim aconselha o tempo.

Sávio Bezerra disse...

Isso Dr. Lúcio. O Sr. tem que contrapor o governo atual em relação ao governo do Sr. E que seja feito ponto a ponto, área
por área, ano a ano. E mostrar quem fez melhor em cada área de atuação. Só assim o Sr. estará provocando o governo atual a fazer melhor do que o governo do Sr.(que é uma obrigação) e com isso o Povo cearense sairá ganhando e o Sr. reconhecido.

Sávio Bezerra disse...

18 de novembro,terça-feira

Dia Nacional de Combate ao Racismo

Há várias razões que justificam nosso completo e permanente interesse em apoiar e participar do processo da Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o racismo (seja nos eventos oficiais ou não-governamentais):

Educação – Estes eventos podem educar um público largamente desinformado sobre a natureza, extensão e conseqüências do racismo e da discriminação, em todo o mundo e nos Estados Unidos. Eles podem ainda servir de tribuna de onde se possa lembrar aos povos do mundo que raça é um conceito socialmente construído e em nada se relaciona com o valor do ser-humano, seu potencial ou capacidade. Os eventos podem ajudar a combater a negação do racismo e a invisibilidade de muitas de suas vítimas.

www.beyondracism.org/porque_a_conferencia_mundial.htm

Sávio
18/11/2008

Sávio Bezerra disse...

Uma pequena amostra:

IBGE divulga as Contas Regionais 2003 - 2006

Ceará lidera em volume (8,0%) enquanto Mato Grosso (-4,6%) teve a única queda.

Oito dos nove estados do Nordeste cresceram acima da média nacional, com destaque para a atividade comercial (8,1%). O Ceará, em 2006, teve o melhor desempenho dentre as 27 unidades da federação, crescendo 8%, com o bom desempenho de todos os setores econômicos: agropecuária (35,3%), indústria (5,3%) e serviços (6,5%). O avanço da agropecuária no estado deve-se aos programas de incentivo, como os governamentais, garantindo renda mínima para pequenos agricultores, além do melhoramento de técnicas e genética.

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1264&id_pagina=1

Domingos
18/11/2008

Célio Ferreira Facó disse...

Estes fracassos do Ceará agora não se devem senão à DEBILIDADE TÁTICA de nossos representantes no Governo e Assembléia estaduais e no Congresso Nacional.

Seria uma saída que cessassem já as intrigas paroquianas e se reunissem em torno dos interesses superiores do Estado. Mas a turma não consegue olhar senão para o interesse mais imediato de seus partidozinhos atuais.

Recente propaganda do governo do Ceará, logo nas páginas iniciais de Época e Veja, anuncia com estardalhaço que o Estado é o principal exportador de rosas e abacaxi. Equivale, noutros tempos, a ufanar-se a Colônia de ser o maior exportador de pau-brasil. Nada disso é muito importante.

Professores e pesquisadores, aos quais o Governo nunca ouve, têm já o diagnóstico e soluções: urge que se façam investimentos públicos. E mudanças na política industrial. Incentivo fiscal. Investimentos na agricultura irrigada. Estabelecer metas. Planejar com rigor técnico. Bancadas políticas a manter uma mobilização permanente. Problemas e soluções bem conhecidos. Mas no ócio quase vegetal em que dormitam agora, como esperar que isto ponham em prática?

Anônimo disse...

Esse comentário feito por um internauta no blog do Eliomar de Lima traduz a verdade total do que realmente houve em 2006 e está havendo agora.E não adinta o Deputado Fernando "papo furado" Hugo ficar criticando e puxando o saco do atual governador pois nós não somos tão tolos o quanto esse medíocre Deputado pensa,não!E por favor,sr.Moderador do blog,não censure meu comentário.


"Anônimo disse...
O PSDB é um partido muito ambíguo mesmo!Participa do governo,o "dono" do partido senador Tasso Jereissati traiu o candidato do proprio PSDB em 2006 atuando nos bastidores para que os Prefeitos e Deputados do PSDB cruzassem os braços e não apoiassem o candidato Lúcio Alcântara e apoiou ostensivamente o atual governador,irmão de seu maior aliado Ciro Gomes.Agora,vem os Deputados do PSDB com todas essas queixas e insatisfações com o governador que eles e o "dono" do PSDB ajudaram a eleger!Vai ver os Deputados estão com saudade do respeito e diálogo que o Lúcio Alcântara tinha com eles e com a sociedade em geral.Mas,isso é só o começo de um arrependimento tardio e sem a mínima possibilidade de volta.Quem sabe no futuro os filiados do PSDB deixem de ser vassálos do poderoso senador Tasso Jereissati e consigam implantar a saudável democracia partidária."

17 de Novembro de 2008 19:57

Sávio Bezerra disse...

Jornal O Povo 18/11/2008

Será novidade ??? E olha que ele adora "detonar" as pessoas nas eleições.

CIRO GOMES E O COTIDIANO DO PARLAMENTO
Ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará, ex-ministro da Fazenda, duas vezes candidato a presidente da República, ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes tem uma trajetória política invejável. Uma trajetória que o levou para a Câmara dos Deputados com votação histórica e sem referência. Infelizmente, sua atuação na Câmara não condiz com essa trajetória. Ciro parece não ter mais disposição para o, muitas vezes cansativo e enfadonho, cotidiano do parlamento. Vamos às estatísticas da presença do deputado nas sessões plenárias e nas sessões da importante Comissão de Constituição e Justiça. Em 2008, entre 11 de fevereiro e 13 de novembro, o plenário da Câmara realizou 83 sessões deliberativas. Ciro compareceu a 35 (42,2%) e faltou a 48 (57,9%). Das faltas, 39,8% foram ausências justificadas e 18,1% ausências não justificadas. Nas 91 reuniões da Comissão realizadas entre fevereiro e novembro, o desempenho de Ciro é o seguinte: 18 presenças (19,8%), 37 ausências justificadas (40,7%) e 36 ausências não justificadas (39,6%). No total, 73 ausências (80.3%). Em 2008, o deputado ocupou os microfones do plenário em quatro oportunidades. A última delas, em 6 de maio, há sete meses, quando pediu ao plenário o apoio a um projeto de lei relacionado às Zonas de Processamento das Exportações.

Domingos
18/11/2008

Anônimo disse...

Eis mais um comentário do blog do Eliomar de Lima.

"Anônimo disse...
Ainda bem que temos esse "baixinho invocado" para protestar contra os abusos megalomaníacos do sr.Cid Gomes.Uma reforma milionária dessas é uma afronta ao povo pobre do nosso estado!Parabéns ao deputado Heitor Ferrer por não calar diante desses absurdos governamentais. Eu só espero que a mídia nacional dê uma mãozinha na luta de Heitor."

17 de Novembro de 2008 20:05

Anônimo disse...

Aguarde Lucio Alcantara vem mais justica por ai.

Sávio Bezerra disse...

terça-feira, 18 de novembro de 2008 O Estado-Ce.

Tome tome tome... Tome tome tome...

ESSA FOI A PRIMEIRA

Tucanos "lavam roupa suja" em reunião de lideranças.

Na expectativa de ouvir dos correligionários qual a sensação deles sobre o tratamento dado pelo governador ao PSDB, Tasso escutou de todos queixumes sobre o atual perfil do tucanato dentro do Executivo Estadual e acabou "cobrando" explicações de alguns de seus súditos.
O primeiro foi Cirilo Pimenta, que ouviu do prefeito eleito em Choró, Dé, a reclamação de que, enquanto Osmar Baquit o apoiava, Cirilo reforçava a campanha do adversário, Iracy. Ao escutar o futuro prefeito, Tasso disse: "Cirilo, explique-se". O deputado bem que tentou, mas o senador reiterou e arrancou risos: "Cirilo, você podia ter ido para casa sem essa". ontem do PSDB foi um verdadeiro uníssono.

Domingos
18/11/2008

Sávio Bezerra disse...

terça-feira, 18 de novembro de 2008 O Estado-Ce.

Tucanos "lavam roupa suja" em reunião de lideranças.

A reunião de ontem do PSDB foi um verdadeiro uníssono.

Tome tome tome... Tome tome tome...

ESSA FOI A SEGUNDA...

O segundo foi o deputado licenciado e secretário de Justiça, Marcos Cals, que foi citado pela candidata derrotada, Corrinha, à Prefeitura de Ipu num caso de que um policial o teria desacatado. Segundo ela, para favorecer o adversário Sávio Pontes (PMDB), também deputado e oficialmente "apadrinhado" pelo governador.
Diante de outra situação de questionamento, Tasso repetiu: "Marcos, explique-se". Cals respondeu dizendo que "a bronca do Ipu é complicada" e teve do senador o seguinte mimo: "já estão falando em comprar uma calça maior pra você".

Sávio Bezerra disse...

O Estado-Ce.
terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tucanos "lavam roupa suja" em reunião de lideranças.

A reunião de ontem do PSDB foi um verdadeiro uníssono.

Tome tome tome... Tome tome tome...

ESSA FOI A TERCEIRA...

Por fim, o presidente estadual do partido, Carlos Matos, foi o alvo de críticas quando um correligionário de Pacoti reclamou ter esperado por duas horas e meia para ser atendido pelo tucano e não foi recebido. Aproveitando o mote, outra companheira da sigla afirmou ter sido mal recepcionada por Matos num dado momento.
Tasso, percebendo a situação, mais uma vez pediu esclarecimentos e ouviu do presidente um pedido de desculpas. "Hoje é um dia de lavagem de roupa suja", tentou descontrair Carlos.

Anônimo disse...

Esse post é do blog do Ricardo Soares-www.todoprosa.blogspot.com



A RE-VOLTA DE CIRO GOMES

É engraçado mas inúmeros leitores desse blog acabam me vendo como um anti- Ciro Gomes, um sujeito que não tem muitas preocupações na vida além de criticar o deputado megalô , inoperante e incompetente. Tenho mais o que fazer e, aliás,muito o que fazer. Mas sem dúvida gosto de apontar as incongruências e incompetências do megalô até como modesta forma de alertar aos incautos que ainda acreditam nessa falácia política. Não,não senhoras e senhores ! não detono Ciro Gomes por uma cruzada pessoal ou por achá-lo risível com aquela grossa estampa de Mona Lisa do agreste, sorrisinho cínico de ser pseudo-superior. Detono Ciro Gomes sobretudo porque ele me deve dinheiro desde o ano 2000 quando coordenei a primeira campanha de rádio e tv da sua ex , a insossa senadora Patrícia Saboya, então Gomes. Ele tentata ser prefeita e como não conseguiu Ciro resolveu não me pagar como se eu fosse o culpado do fracasso. Insisto em lembrar isso pra aqueles que me vêem apenas como rancoroso em relação ao megalô.

Leitores cearenses fiéis como Deoclécio Fachine e vários outros alimentam esse blog com notícias contra os Gomes. Outros me mandam noticias sobre as ligações de Arialdo Pinho (chefe da casa civil de Cid Gomes) com o clã. Quero deixar claro pois que apesar de receber de bom grado esses informes nada tenho contra o senhor Cid Gomes cujo governo desconheço apesar de ouvir muitas criticas negativas a respeito. Sei de Cid apenas que tem entre os cearenses o apelido de HILUX e que se envolveu naquele escândalo horroroso de viajar com a sogra e amigos em jato particular desfrutando também de castelos na Europa às custas do dinheiro do povo cearense. Acho que no geral um simpático estado como o Ceará ter coronéizinhos como Ciro Megalô ou Tasso ou mesmo o apático Cid é lamentável pois essa gente vendeu a idéia de que modernizou o estado e acabou com o coronelismo quando isso não é verdade.

Bem, mas por que volto ao megalô Ciro Gomes nesse blog ? Simples : porque continuo deplorando sua lamentável figura e porque fatos as vezes surpreendentes acontecem. A imprensa cearense, no geral useira e vezeira em badalar o megalô , deu pra notar, pra minha estupefação, que apesar do megalô ter sido eleito com expressiva votação para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados ele pouco ali comparece e defende menos ainda os interesses daqueles que o elegeram. Ou seja, o povo do seu estado. É mais fácil você ver o megalô com sua favorita ( Patrícia Pillar) nos restaurantes finos aqui do Leblon, no Rio, ou em palestrecas fajutas Brasil afora do que em Brasília trabalhando . Aliás Ciro recebe pelas palestrecas , se não recebesse não compareceria. Gosta de receber quando contratado e não considera legítimo o meu direito de cobrar dele por serviços que lhe prestei. Mas não é que Ciro Megalô tem sido apontado como ausente do Congresso até por colunistas conhecidos por lhe bajularem ? Leiam o que um deles escreveu recentemente ...

CIRO GOMES E O COTIDIANO DO PARLAMENTO
(...) Ciro parece não ter mais disposição para o, muitas vezes cansativo e enfadonho, cotidiano do parlamento. Vamos às estatísticas da presença do deputado nas sessões plenárias e nas sessões da importante Comissão de Constituição e Justiça. Em 2008, entre 11 de fevereiro e 13 de novembro, o plenário da Câmara realizou 83 sessões deliberativas. Ciro compareceu a 35 (42,2%) e faltou a 48 (57,9%). Das faltas, 39,8% foram ausências justificadas e 18,1% ausências não justificadas. Nas 91 reuniões da Comissão realizadas entre fevereiro e novembro, o desempenho de Ciro é o seguinte: 18 presenças (19,8%), 37 ausências justificadas (40,7%) e 36 ausências não justificadas (39,6%). No total, 73 ausências (80.3%). Em 2008, o deputado ocupou os microfones do plenário em quatro oportunidades. A última delas, em 6 de maio, há sete meses, quando pediu ao plenário o apoio a um projeto de lei relacionado às Zonas de Processamento das Exportações.

Como se vê Ciro não aparece . Desaparece da Câmara. Com seu amplo currículo de serviços não prestados ao país não estaria na hora dele desaparecer também do cenário político nacional ? Sua megalomania não nos faria a menor falta. Sua ausência preencheria uma lacuna e com sua fanfarronice ele teria emprego garantido como animador de quermesses, orador de formaturas bregas ou comentarista de futebol visto ser muito hábil em inventar cifras e lances espetaculares que só ele mesmo enxerga. Ciro se acha um craque mas é um perna de pau. Patético.

Anônimo disse...

Se mais rezo, mais alma vem:
Tucanos na contra-mão...
...diabeisso, meu irmão?
O Ceará nem Pepsi tem,
quanto mais oposição!