domingo, 16 de novembro de 2008

Fé e Ciência


O Papa Bento XVI reuniu-se brevemente com um grupo de cientistas, entre os quais o físico inglês Stephen Hawking, durante evento da Academia Pontifícia de Ciências. Na ocasião, sua Santidade afirmou não haver contradição entre acreditar em Deus e na ciência.

A ciência, segundo ele, seria uma busca pelo conhecimento da criação de Deus. "Não há oposição entre o entendimento pela fé e a prova da ciência empírica. Galileu viu a natureza como um livro cujo autor é Deus", afirmou.

Galileu, no século XVI, foi perseguido pela Igreja Católica por defender que a terra gira em torno do sol. Só em 1992, a Igreja retirou a acusação.

O encontro dos físicos deverá girar em torno do tema Compreensões Científicas para a Evolução do Universo e da Vida.

Bento XVI, no seu pontificado, tem se esforçado para a aproximar a religião da ciência.

O evento prestigia a evolução teísta, ensinada pela Igreja Católica, que reconhece a evolução como teoria científica. Distancia-se, assim, do creacionismo defendido com ardor, sobretudo nos Estados Unidos, por grupos de evangélicos que pregam, inclusive, o seu ensino nas escolas.

Em 2007, Stephen Hawking, em entrevista, disse que "não é religioso no senso comum. Eu acredito que o universo é governado por leis da ciência. Elas podem ser decretadas por Deus, mas ele não intervém para quebra-las", completa.

Saiba mais em O Estado de S. Paulo, edição de 01/11/08 e Diário do Nordeste, edição de 01/11/08.

Um comentário:

Kilmer Castro disse...

Tenho visto, ao longo de minha vida, que a ciência tende a comprovar informações bíblicas, inclusive aquelas que, em um primeiro momento, refutou.
Acredito em Deus e que Ele criou o mundo e suas leis às quais Ele mesmo se submete. Portanto, encaro milagres como fatos científicos ainda não acessíveis ao homem comum mas banais para Deus. Um dia haverá o perfeito casamento da religião com a ciência. Mas até lá, muita fé ainda terá que ser demonstrada.