sábado, 15 de outubro de 2011

Greve

Os policiais civis retomam a greve.
Os professores, no seu dia, poem as barbas de molho.

Economia

A economia brasileira desacelerou em agosto. O recuo parece ser maior que o previsto.

O fato pode ser constatado pelo resultado do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) medido pelo Banco Central.

A partir dos dados divulgados pelo Banco Central analistas começam a rever a previsão de crescimento do PIB para este ano.

O resultado reforça a política de baixa de juros do Banco Central como forma de evitar que a economia entre em risco de estagnação.

A expectativa é que o aumento do PIB se situe entre 3% e 4%.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 15/10/11

Livros

A Islândia, que quebrou mas já se reergue, é o país homenageado na Feira de Frankfurt deste ano. O Brasil se-lo-á em 2013.

Na cerimônia de abertura o escritor Arnaldur Indridason assim se expressou sobre seu país :

A natureza é áspera, o clima é um dos piores da Europa, geologicamente a ilha ainda está em processo de formação, como demonstram os constantes terremotos e recentes erupções vulcânicas.
Em poucas palavras, a Islândia é o local ideal para poetas e ficcionistas viverem.

O autor, renovador da literatura policial, gênero preferido dos islandeses, escreveu o livro O Silêncio do Túmulo traduzido pela Companhia das Letras.

Enquanto cada islandês compra em média oito livros por ano no Brasil a cifra beira 3,7.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 15/10/11

Euro

"...a zona do euro se transformou de uma união monetária para uma união de transferência de dívidas".

Petr Necas
Primeiro-ministro da República Checa

OMC

Japão e Coreia, os maiores exportadores mundiais de carros acionam a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pelo Brasil para carros importados.

Acusam o governo de usar o real valorizado para justificar medidas protecionistas e violar compromissos assumidos por chefes de governo no G-20

É a luta de conquista e preservação de mercados. Percalços da globalização.

O Brasil que se bateu, com êxito, contra os subsidios americanos ao algodão, encara o dumping chinês em defesa da indústria nacional. Agora passou de vítima a vilão.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 15/10/11

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Rebaixados

As agências de classificação de risco de crédito, Standard & Poor´s e Fitch, rebaixaram a nota de praticamente todos os bancos espanhois de peso.

A medida equiparou o sistema financeiro da Espanha ao do México. Com a decisão o setor financeiro espanhol perde a condição de um dos mais solventes do mundo para se equivaler aos do leste europeu e paises emergentes.

Por trás da decisão está a constatação do baixo crescimento da economia espanhola e a recessão do setor imobiliário.

Aguarda-se que a Europa apresente uma série de exigências para capitalizar os banco europeus em $ 100,00 bilhões e assim frear uma nova onda de quebra de instituições financeiras.

O maior banco belga. o Dexia, abriu a temporada. Foi nacionalizado para evitar um caos no sistema financeiro.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 12/10/11.

Cristo Redentor

A imagem do Cristo Redentor no Rio de Janeiro completa 80 anos. É um ex-libris da cidade e do Brasil incluido, mediante um concurso popular, entre as 7 maravilhas do mundo.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro irá inaugurar no topo do Corcovado um busto do engenheiro e arquiteto Heitor da Silva Costa informando que ele foi autor do projeto e construtor do monumento.

A atribuição pública da autoria se insere em uma disputa na qual herdeiros do escultor francês Paul Landowski reivindicam direitos autorais e de imagem em ação promovida contra a joalheria H. Stern.

Para a bisneta de Silva Costa, Bel Noronha, o francês teria sido contratado como colaborador apenas para modelar cabeça e mãos da estátua.

Já Maria Isabel Oswald Monteiro, 92 anos, filha do artista plástico Carlos Oswald, autor do desenho original, que nada reivindica, prefere dizer que a obra não teve um, mas vários autores.

Com polêmica e tudo as comemorações prosseguem com a realização de eventos e obras no monumento.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 12/10/11

Livros

Em meio à crise econômica Frankfurt se prepara para mais uma feira de livros, o maior evento do mercado literário do mundo.. O país homenageado é a Islândia.

Do Brasil comparecem as editoras Record e a Companhia das Letras.

Devido à crise na Europa e Estados Unidos donos de originais focam o Brasil para a venda de direitos sobre as obras e inflacionam o mercado local aproveitando-se da concorrência entre as editoras brasileiras. 

Em 2013 será a vez do Brasil que já se prepara para não fazer má figura. A língua continua a ser barreira importante para uma maior divulgação da nossa literatura.

A Fundação Biblioteca Nacional lançou um programa de tradução de autores nacionais com o objetivo de ampliar nossa presença no mundo.

Na Europa o livro eletrônico ainda não decolou. Na Alemanha, por exemplo, representa menos de 1% das vendas.

Nos Estados Unidos o crescimento em 20% do livro digital significou um aumento de mercado e não uma troca de suportes.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 12/10/11

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Poesia

Do novo prêmio Nobel, o poeta sueco Tomas Transtörmer :

Poemas haikai

"Os fios elétricos
estendidos por onde o frio reina
Ao norte de toda música

O sol branco
treina correndo solitário para
a montanha azul da morte.

Temos que viver
com a relva pequena
e o riso dos porões

Agora o sol se deita
sombras se levantam gigantescas
Logo logo tudo é sombra.

As orquídeas
Petroleiros passam deslizando.
É lua cheia.

Fortalezas medievais,
cidade desconhecida, esfinges frias,
arenas vazias.

As folhas cochicham :
Um javali está tocando órgão.
E os sinos batem.

e a noite se desloca
de leste para oeste
na velocidade da lua.

Duas libélulas
agarradas uma na outra
passam e se vão

Presença de Deus.
No túnel do canto do pássaro
uma porta fechada se abre.

Carvalhos e a lua.
Luz e imagem de estrelas silentes
O mar gelado.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Perda

Perdi um amigo. O Comandante Ariston comprou passagem de ida para o céu cuja vizinhança frequentou durante muito tempo, de dia e de noite, entre nuvens e estrelas, sob o sol e a lua.

Pioneiro da aviação executiva no Ceará, constituiu empresa que navegou por muitos ares, serenos e turbulentos. Enfrentou dificuldades com o otimismo tranquilo dos que confiam em si e em sua capacidade de trabalho.

Vi-o pela primeira vez quando de férias em São Gonçalo soubemos que um avião caira em uma capoeira próximo à vila de Siupé.

Pilotava a aeronave que conduzia o governador Parsifal Barroso e Dona Olga, vindos de Sobral, felizmente todos ilesos. Rápido providenciou-se o resgate dos passageiros

Na cidade foi aberta a igreja, já de noite, para que os ocupantes do avião agradecessem à Deus o terem escapado do acidente sem nenhum agravo. E então foram todos conduzidos de carro à Fortaleza.

A discriminação que sofreu de cliente tradicional, ao qual por muitos anos prestara bons serviços, maguou-o, sem que se ouvisse dele recriminação, ou queixumes, pela inesperada desconsideração.

Era assim o Comandante, profissional competente e ético, afável no trato, amigo dos amigos.

A história da aviação no Ceará teve nele um dos mais importantes protagonistas. Auguro que esta saga não se interrompa com sua partida.

Dia da criança

O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.

Karl Mannheim

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Reforma política

A única coisa lógica que o povo vai entender, se fizer a reforma política, é que os mais votados sejam eleitos.

Michel Temer
Vice-presidente da República

Quando a gente gosta, cuida

Izabel Gurgel
Jornalista e diretora do Theatro José de Alencar (TJA)
 

Dia 8 de março de 2007 iniciamos com Silêda Franklin uma gestão no Theatro José de Alecar (TJA). Olhamos a Praça José de Alencar como se fosse a primeira vez. De-so-la-dor. Ouvi Silêda: “Pior do que está não fica”. Em silêncio, memória acionada do que vivi na região desde menina, lembrei do que digo que aprendi com a literatura, mas é do tutano do existir: sempre pode piorar.

O que vivemos hoje no Centro é regurgitação do que engolimos na cidade toda. Fortaleza lembra uma música de Caetano: parece construção e já é ruína. Digo com dor, escrevo com dó. De nós mesmos, sobretudo (é horrível sentir pena de si). Somos uma cidade que destruiu as calçadas. Como vislumbrar horizonte quando se perdeu o chão? Para onde quer ir uma cidade que sequer pode andar? Que cidade é essa cuja população transita, parece que sem estranhamento, como uma horda miserável de predadores de si, a topar um acordo mútuo de desmonte da vida em comum, a produzir e viver em meio ao lixo nas ruas, nas praias, nas praças, sem saber mais se indignar? Se não temos chão, não dá para caminhar mirando o que há de vir ou apreciando a paisagem. Só se olha para baixo. A visão encurta, o corpo desaprende a fruição do espaço, a ver o outro. Viver é só uma tentativa de escapar. Qualquer movimento é travessia sob ameaça. Não à toa, cruzamos os dias tomados pela sensação de exaustão.


Vigio-me para não perder a vergonha, o desconforto que sinto ao andar na cidade. Sim, alerta contra a banalização do padrão atual do nosso cenário, mais e mais tornado norma, amputando-me de experiências simples de vida urbana que me foram tão corriqueiras.

Não lamento supostas perdas em relação ao passado. Assusta-me a precariedade do presente e a destruição de futuros. Sei da fúria dos nossos modos de existir, posso senti-la com tanta argúcia quanto cada gesto de delicadeza, miúdo que seja. Corrijo: gentileza nunca é pequena. É imensidão. Talvez tenhamos desaprendido o exercício de ser grande, de estar à altura da vida.

Que lugar potente o Centro de Fortaleza! Pode nos dizer sobre como vivemos (n)a cidade. Vamos cuidar do Centro, da cidade. É cuidar de si: quando a gente gosta, cuida. Por isso escrevo. Por isso iniciamos junto com a gestão do TJA uma série de encontros com equipes de instituições culturais da área, batizados de Viva o Centro! Um desejo manifesto de vida. Só isso. Sim, escrevo fragmentos de um discurso amoroso sobre o lugar onde vivo.

Compreendo a região como a que mais explicita Fortaleza. Perceba: são fragmentos tocados pelo desespero. Cansei do desespero mudo mesmo sabendo o quão eloquente pode ser o silêncio. Sei que uma outra experiência de cidade é possível e ela não pode descartar o Centro ou transformá-lo em aterro sanitário das nossas relações sociais. Está à flor da pele nossa patologia da vida em comum. Você não acha que abrir mão de uma região que tem o Passeio Público, o TJA, o Instituto Histórico do Ceará, vista para o mar ao final de cada rua no alto da colina que deixamos de ver, diz de uma certa esquizofrenia, algo partido? Mas a vida não cessa de brotar. É como a poesia. Tão necessária em tempos de penúria quanto na abundância. Sabe que o ipê da Praça José de Alencar ainda floresce em meio à aridez da terra devastada?

* Fonte:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2011/10/08/noticiaopiniaojornal,2312262/quando-a-gente-gosta-cuida.shtml

Economia

A economia precisa de uma balançada imediatamente. Há muitas pessoas sofrendo neste país para não fazermos nada.

Barack Obama
Presidente dos Estados Unidos

Carros

A produção de carros caiu 20% em setembro. Foi a maior queda desde dezembro de 2008.

A redução é atribuida às férias coletivas concedidas pelas montadoras para evitar acúmulo de estoques.

Emquanto isso os chineses anunciam que vão desembarcar no Brasil. A JAC confirma que irá se instalar na Bahia, a depender de acertos com o governo federal. A Chery vai investir US$ 400,00 milhões em fábrica na cidade de Jacareí (SP).

A Nissan construirá uma unidade em Rezende  (RJ)  com previsão de gastar R$ 2,1 bilhões para produzir 200 mil veículos por ano e que deverá operar a partir do primeiro semestre de 2014.

A Volkswagen deverá ampliar seu investimento no Brasil de R$ 6,2 para R$ 8,7 bilhões até 2016.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 07/10/11

domingo, 9 de outubro de 2011

Aforismo

Certos passados é melhor esquecer do que remexer.
Daniel Piza

Sonho americano

Está claro agora, particularmente para os jovens, que eles não viverão o sonho americano.

Richard Sennett

Reflexão dominical

Da Carta de São Paulo aos Felipenses :

Irmãos : sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando farto ou passando fome,tendo de sobra ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me dá força.

Inflação

A inflação bateu em 7,31% em 12 meses. O nível mais alto desde 2005 segundo o IBGE.

Há um risco real de que ultrapasse o teto da meta fixado para a inflação oficial em 2011 que é de 6,5%.

O aumento nos preços dos alimentos e dos serviços estão entre os que mais têm contribuido para a formação da taxa de inflação.

Economistas consideram que a alta do dólar ainda não foi absorvida pelo índice. Produtos eletrônicos deverão colaborar para o crescimento inflacionário.

Saiba mais no joprnal O Estado de São Paulo, edição de 09/10/11