terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bento XVI

De Luis Felipe Pondé em artigo na Folha de São Paulo (18/02/13) sob o título "Nem o Papa Aguentou" :

"Sucumbiu às intrigas palacianas, à inércia da estupidez do mundo de ruidos e baladas metafísicas. As pessoas odeiam quem quer falar a sério.Não querem mais um papa, e sim um consultor de sucesso espiritual e Ratzinger não tem vocação para isso.
A maioria das pessoas quer apenas comprar, divertir-se, ter uma autoestima alta, gozar livremente, não sentir culpa alguma;enfim ter uma vida moral de criança de dez anos de idade".

Recomendo a leitura do texto inteiro.

Agustina

Duas frases de Agustina Bessa Luis, grande escritora portuguesa ainda viva mas sofrendo do mal de Alzheimer :

1-Hoje todo mundo que agradar, até o metafísico

2-A afetação infantil nos define. O povo é sempre lindo e certo.

Deneuve

Catherine Deneuve, a atriz francesa que trabalhou com o diretor Luis Buñuel, disse que sua maior referência é Jacques Demy lembrando com carinho o filme Duas Garotas Românticas.

Pelo jeito não tem boas lembranças de La Belle de Jour.

A afirmação foi feita em entrevista concedida em Berlim onde participou da tradicional competição com o filme Elle s'en Va no qual interpreta uma avó.

Na mesma ocasião falou sobre o lado libertador da idade :

"Quando jovens nos preocupamos muito em agradar aos outros. Com o tempo, a gente descobre que só consegue satisfazer os outros quem está satisfeito consigo mesmo".

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 18/02/13

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Manchetes

1-Brasil atinge menor desigualdade de renda em 30 anos, diz estudo do IBGE.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (PNAD) entre 1981 e 2011 indicam que a redução foi mais acentuada na última década, com melhoria de renda nas camadas mais póbres; distância entre ricos e pobres porém segue elevada.

Estado de São Paulo, 29/11/12

2-Cidade de São Paulo reduz incidência dos sete principais tipos de câncer
Levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA) com base nos Registros de Câncer de Base  Populacional (RCBP) mostram redução dos tipos mais comuns : pulmão, colon e reto, colo de útero, estômago e mama.

Folha de São Paulo, 28/11/12

Comércio

Pela primeira vez a China ultrapassou os Estados Unidos no valor das transações comerciais internacionais.

Talvez por isso o Presidente Obama tenha reagido lançando a ideia de uma área de livre comércio entre os Estados Unidos e a Europa que seria a maior do mundo.

Se bem sucedidas as negociações que se iniciam a nova zona comercial responderia por metade da produção e 30% das trocas de bens e serviços globais.

As discussões devem ter início em junho e a previsão de que levem dois anos tempo de duração do mandato da atual Comissão Europeia.

A iniciativa pressiona os grandes paises emergentes como China e Brasil e deve influir nas negociações, que já duram dez anos, entre o Mercosul e a Europa. Esse deve ser o principal efeito no país do anúncio feito por Obama.

O dificil será convencer a Argentina a liberalizar o comércio.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 16/02/13