sexta-feira, 8 de junho de 2007

Sobretudo um bom jornalismo

Na coluna "Comunicado" do Diário do Nordeste de hoje, o jornalista Roberto Maciel faz alusão aos mais de mil acessos ao meu blog a partir de 17 de maio. Quero agradecer ao colega " blogueiro" (esta o Aurélio ainda não registra) a divulgação do meu blog.

Como assíduo visitante do blog dele recomendo visitá-lo. É composto de material de qualidade e muito informativo. Estou curtindo a internet com entusiasmo. O melhor é que para manter um blog não precisa diploma nem inscrição no sindicato...

Traição na Politica

No ex-blog do César Maia há hoje menção a artigo publicado no El País, jornal da Espanha, sobre o tema atual, e muito antigo, da traição na política. Por achar oportuno o comentário, e de qualidade, transcrevo o texto inicial do mesmo, conforme a fonte a que me referi.

A POLÍTICA COMO TRAIÇÃO!

A) Trecho inicial do artigo de Andrés Ortega em El País.

1. Nenhuma outra atividade, como a política, no sentido da luta pelo poder, implica tanta disposição a trair os mentores que se apresentam como companheiros ou amigos.
2. Maquiavel situou a traição dentro da "virtú" política, que pouco tem a ver com a moral e com o ódio.
3. A traição pode plasmar a dialética hegeliana (só que sem a idéia de progresso) na qual se nega o anterior : não se trai para ser igual ao traído. Isso explica que alguém que estava trabalhando com seu predecessor acabe sendo muito diferente ao chegar à cúspide.
4. Para ser traidor deve se ter resistência. As traições ocorrem dentro de uma mesma família (política). Não se trata de se passar ao inimigo, mas de trair o amigo, o companheiro, dentro do próprio grupo. Os desdobramentos nem sempre são pacíficos

B) Início de legislatura em 1937.

Churchill - já deputado veterano- degustava seu charuto, aguardando a primeira sessão. Senta-se a seu lado um jovem e estreante deputado, e puxa conversa, apontando para a bancada da frente, simétrica, dos deputados do outro partido, e diz:
-É deputado... ali na frente estão os nossos inimigos. Churchill reagiu de bate-pronto:
-Inimigos, não. Ali estão os nossos adversários. Nossos inimigos estão aqui atrás.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Os 7 pecados sociais


Visitando a Índia, o presidente Lula foi ao Memorial Mahatma Gandhi onde recebeu um estandarte de tecido que trazia impresso os 7 pecados sociais enumerados por Gandhi (Foto: Ricardo Stuckert). Para seu conhecimento, vou transcrevê-los.

1- Política sem princípios
2- Riqueza sem trabalho
3- Prazer sem consciência
4- Conhecimento sem caráter
5- Comércio sem moralidade
6- Ciência sem humanidade
7- Devoção sem sacrifício

A polêmica dos ciclos

A Prefeitura do Rio e o Governo de São Paulo decidiram acelerar a implantação nas escolas públicas o sistema de ciclos. A consequência imediata da providência é o fim da reprovação do aluno. Haverá promoção para a série seguinte independentemente do desempenho escolar. Acaba-se com o represamento de alunos em séries incompatíveis com a idade, evitando-se ainda comprometer a auto estima da criança.

Em tese, os conteúdos não assimilados pelo aluno seriam absorvidos nas séries seguintes mediante acompanhamento pedagógico, reforço escolar, etc. Os que defendem o método consideram que a seriação com avaliação e repetência em nada ajudam o sistema escolar e o próprio aluno.

A questão não é pacífica. Pais de alunos e professores nas duas cidades têm se mobilizado contra a decisão do Prefeito e do Governador. Quando fui candidato na última eleição a pergunta sobre a adoção do sistema de ciclos surgia com frequência. Em discussão com especialistas em educação sobre o tema costumava fazer-lhes uma pergunta: se isso é bom, por que as escolas particulares não o implantam? Fica aí sugestão para um bom debate, que pode ajudar a lançar mais luz sobre o assunto.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Imperdível

A Fundação Edson Queiroz (Unifor) colocou Fortaleza no mapa das grandes exibições de arte até aqui restritas no Brasil aos grandes centros urbanos do sul e do sudeste. Refiro-me à exposição das gravuras de Rembrandt, que não apenas mostra um excelente acervo como está muito bem montada.

Pelo fluxo de visitantes deverá ser a exposição de arte mais visitada do Ceará batendo a de Rodin, até então a que teve o maior número de freqüentadores. Quem ainda não viu a mostra procure fazê-lo aproveitando a prorrogação do prazo autorizada pelo patrocinador.

Espero que o exemplo dado pela Unifor possa sensibilizar outros mecenas, tornando acessível a quem não pode se deslocar para os grandes centros culturais obras de arte valiosas como as que são objeto de nosso comentário.

ON LINE

Lúcio Alcântara entra na era da internet e cria seu blog. Nele comenta assuntos que vão de política à cultura. Em tempo: deverá ser bem festiva a solenidade de posse do ex-governador na presidência do PR regional, cuja estruturação está a cargo do deputado Adhail Barreto.

Publicado por Regina Marshall - Diário do Nordeste

domingo, 3 de junho de 2007

Orgulho

A notícia é boa e deve ser comemorada. Refiro-me ao desempenho da Universidade Federal do Ceará no último Enade (exame nacional de desempenho aplicado pelo Ministério da Educação)quando nossa universidade se destacou em vários cursos com os melhores resultados no país. Isso mostra qualidade no ensino nas áreas avaliadas e serve de estímulo para um maior empenho na busca da qualificação da UFC.

As resistências à avaliação das universidades parecem estar diminuindo e a prática se consolidando como importante instrumento de aferição do tipo de ensino oferecido ao público. Afinal é um direito da sociedade saber a quantas andam nossas universidades, públicas e privadas.

Trote

Afinal o "reality show" holandês sobre o qual falei no texto sobre transplantes era um trote. A doente terminal era uma atriz saudável e os potenciais doadores tambem faziam parte da farsa. Os responsáveis pela montagem defenderam-se dizendo que a iniciativa visava chamar atenção para a escassez de doação de órgãos na Holanda. A piada é de mau gosto, resta saber se houve aumento de doações após o falso show.