sábado, 1 de agosto de 2009

Viagens

O Governo do Estado do Ceará sempre que é flagrado em um mal feito utiliza porta-vozes, que na tentativa de defendê-lo, embaralham os fatos para confundir a opinião pública, atribuindo a outras administrações comportamento idêntico.

Foi assim no caso das viagens internacionais do atual governador e familiares, em jatinhos fretados.

Não era propósito meu manifestar-me sobre o noticiário crítico que envolve viagens efetuadas pela Primeira-Dama do Ceará.

Todavia, sou obrigado a fazê-lo, tendo em vista declarações do deputado estadual Nelson Martins (PT), amparando o ato governamental na Lei 13.515, de 20/08/04, como também no Decreto 27.561, de 20/08/04, ambos do período em que estive à frente do governo estadual.

Nos dois diplomas está instituída e regulamentada a figura do colaborador eventual, ao qual se poderá atribuir diárias e passagens aéreas custeadas pelo poder público estadual, desde que cumprido procedimento prévio à efetivação da despesa.

Colaborador eventual é alguém que não integrando os quadros do Poder Executivo Estadual venha, a convite de órgão interessado, atendidos os requisitos previstos, prestar serviços profissionais ao Estado.

Por último, esclareço que durante os quatro anos do meu governo, minha esposa Maria Beatriz não recebeu diárias ou bilhetes aéreos dos cofres do Estado do Ceará.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

A frase do dia

Escrever é um prazer. Reescrever, uma tortura.

Bibliotecas


O escritor americano Ray Bradbury, 90 anos, autor de "Fahrenheit 451", que trata da queima de livros e de "Algo Sinistro Vem Por Aí", que contem cena de uma biblioteca seminal, considera-se criado pelas bibliotecas.

Concluido o colégio, durante a depressão dos anos 30, sem recursos para ingressar na universidade internou-se em uma biblioteca três dias por semana durante dez anos.

Hoje gasta parte de seu tempo em bibliotecas em conversa com crianças, estimulando-as a ler, além de fazer palestras pagas para arrecadar fundos destinados à bibliotecas em dificuldades financeiras.

Desdenha da internet, considera-a "apenas uma grande distração".

Saiba mais na Folha de S. Paulo de 15/07/09

Aeroporto


É dia de abraçar o jornalista José Maria Melo que completa 40 anos de jornalismo ético e competente.

Tem o mérito de uma ascensão profissional calcada no trabalho e no senso de responsabilidade e de haver transformado o posto de jornalista de aeroporto numa fonte de importantes matérias e notícias de primeira mão.

Com seu constante bom humor e um modo gentil de abordar entrevistados acaba extraindo deles informações importantes para divulgação multi mídia no jornal, rádio e televisão.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Palácio

Do jornal O Estado:

MP pede instauração de inquérito no caso do palácio
Possível crime ambiental na antiga sede do governo será apurado


O promotor de justiça do meio ambiente e planejamento urbano José Francisco de Oliveira Filho requisitou a instauração de um inquérito policial para apurar a ocorrência de crime ambiental na reforma do Palácio da Abolição.

José Filho alega ter sido informado do andamento de reformas internas no prédio por técnicos do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) proibidas em prédios tombados sem prévia autorização do Departamento do Patrimônio Cultural.

O requerimento do promotor já foi enviado à Superintendência da Polícia Civil quinta feira, dia 23.

O governo do estado, em nota a imprensa, negou o fato.

Saiba mais no jornal O Estado, edição de 28/07/09

Saúde II

Proposta semelhante foi apresentada há 16 anos no governo Clinton, elaborada sob a coordenação da primeira-dama Hillary Clinton, e fragorosamente rejeitada numa das maiores derrotas políticas do então presidente.

A ideia enfrenta a oposição dos contribuintes atingidos pela elevação do imposto e das operadoras de planos de saúde que além da concorrência governamental serão impedidas de negar cobertura em razão de condições médicas preexistentes.

A poderosa Associação Médica Americana costuma articular um eficiente lobby que tem bloqueado tentativas de alteração no atual sistema.

Os republicanos, adversários da mudança, chamam o plano pejorativamente de "socialista".

Saiba mais no jornal Folha de S. Paulo, edição de 15/07/09

Saúde

Cumprindo promessa de campanha Obama apoia iniciativa dos deputados democratas que apresentaram proposta de reforma do sistema de saúde americano já em tramitação na Câmara dos Deputados.

Trata-se da mais ampla reforma prevista para o setor nos Estados Unidos estruturado em planos privados de saúde que em média subiram 5% a mais que a inflação. Calcula-se que cerca de 40 milhões de americanos estejam desassistidos pelo sistema em vigor.

O projeto, se aprovado, deverá custar 1 trilhão de dólares em dez anos. Metade da conta seria paga por um aumento progressivo de impostos para a próxima década. Os atingidos são famílias que percebem mais de U$ 250 mil por ano, cerca de 3% dos americanos.

A ideia é o governo oferecer um seguro-saúde que compita em qualidade com os planos privados a um custo mais baixo. Alem disso, uma vez aprovada a proposta, os atuais excluidos seriam automaticamente cadastrados sendo posteriormente excluidos os que se manifestarem contra.

A isso Obama chama de "cobertura universal de fato e não de direito". O fundamento teórico da medida é a chamada "arquitetura das escolhas", defendida por Cass Sunstein no livro "O Empurrão para a Escolha Certa".

Segundo o autor, indicado para ser o"czar regulatório" da Casa Branca, deixadas à vontade as pessoas tendem a fazer escolhas, em assuntos como saúde, que as prejudicam. Forçadas a optar frequentemente escolhem o melhor.

Campos Sales


Terça-feira estive em Campos Sales onde participei da festa de aniversário do município que comemorava 110 anos de criação.

Revi velhos amigos, circulei pela praça e acompanhei o show das bandas que se exibiam alegrando a multidão. Constatei a excelente administração que realiza o prefeito Paulo Ney, que ocupa o cargo pela terceira vez.

Fiquei feliz pela forma como fui recebido e cumprimentado pelas pessoas.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Transparência V

O deputado Heitor Ferrer queixa-se da dificuldade que tem para fiscalizar os atos do Poder Executivo.

Segundo ele, os parlamentares não têm acesso ao Sistema Integrado de Contabilidade do Estado, sem o que ficam impossibilitados de cumprirem a missão para a qual foram eleitos.

O fato se torna mais grave quando se sabe que qualquer curiosidade constitucional de parlamentares é barrada pela rejeição sistemática aos pedidos de informação apresentados.

Se preocupe não, Deputado, daqui a menos de um ano a nova lei federal vai possibilitar a qualquer cidadão o que hoje é negado aos parlamentares.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 18/07/09

Sobral

Sábado pela manhã estive em Sobral para participar da reunião regional da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT).

Como não poderia deixar de ser visitei o Beco do Cotovelo onde tomei café com o Expedito, no Jaibaras, e com o Luis Torquato. Fui recebido pelos que ali estavam de maneira muito cordial.

Dei entrevista, postado em um pequeno palanque ali instalado aos sábados, aos radialistas Ivan Frota e Fernando Solon.

De lá avistei uma placa indicativa afixada na parede com os dizeres: Elbow Street. Senti-me numa tribuna livre que lembrava o Speaker's Corner, em Londres.

Crato

Leio na coluna Cariri, de Tarso Araújo, no jornal O Povo, edição de 26/07/09, que tiveram início as obras do Centro de Convenções do Cariri. É o segundo começo. O primeiro ocorreu ainda no meu governo que idealizou, projetou e começou a obra.

Parou, parou por que?

Transparência IV

Vivek Kundra diretor geral de informações do governo dos EUA em longa entrevista concedida à revista Wired fala sobre o http://www.data.gov, site ambicioso que pretende colocar tudo que é produzido no âmbito federal à disposição na internet.

As informações não apenas estarão disponíveis para consulta mas as bases de dados completas estarão livres para download.

Com a massa de dados em seu computador cada cidadão pode fazer os cruzamentos que desejar e tirar suas conclusões. Com isso as pessoas poderão fiscalizar o poder público.

É bom lembrar que tudo está no começo, e ainda há um longo caminho a percorrer.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

50 anos da Ponte JK


Estarei hoje em Aracati para comemorar os 50 anos da Ponte Juscelino Kubsitchek, sobre o Rio Jaguaribe, e, mais importante que isso, para observar a obra de duplicação da ponte, que, pelo que soube, está em ritmo avançado. A duplicação, que havia sido iniciada e paralisada em 2002, é muito aguardada pela população de Aracati.

Aproveitarei, também, para acompanhar o início das obras de restauração da BR 304.

Recomendado


Acabei de ler "A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata", da autoria de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows, editora Rocco.

Toda trama do livro se desenvolve integralmente através de correspondência trocada entre os personagens do livro, cujos perfis vão se definindo ao longo do enredo nas cartas que se sucedem.
O cenário é Guernsey, uma das ilhas do canal da Mancha, ocupada pelos alemães durante a segunda guerra mundial, onde em meio a dura luta pela sobrevivência não faltam amor e solidariedade de permeio à mesquinharia indissociável dos seres humanos.

O texto é inteligente e delicado, até na forma de comunicar más notícias e descrever certos tipos indesejáveis.

Não considero tarefa fácil desenvolver um romance mediante o uso do artíficio da correspondência, todavia quando o autor é bem sucedido o texto torna-se atraente e retem o leitor.

Este foi o primeiro romance de Mary Ann Shaffer que foi bibliotecária, editora e livreira que, adoecendo, confiou à sobrinha Anne Barrows a tarefa de concluir o livro. Mary Ann faleceu em 2008.

Skate

Da coluna do Alan Neto no jornal O Povo, edição de 26/07/09 :

Beleza Pura

Finalmente Cid anuncia a inauguração de uma obra estruturante. Oba! 28 pistas de skates. Que beleza! O governo tambem decidiu. Distribuirá com a criançada, em seu dia, miniaturas de carros do Ronda de Quarteirão. Lindo, lindo, lindo.

Desconfio que o custo da publicidade foi superior ao das pistas... Quanto ao furor publicitário do governo não surpreende. Basta acompanhar os gastos milionários e a divulgação de peças que vão de procissão a pistas de skate.

Aliás, a primeira pista de skate foi inaugurada por mim (sem tombo) quando prefeito de Fortaleza, na Avenida Beira Mar.

domingo, 26 de julho de 2009

Segurança

Polícia desamparada -PMs denunciam falta de fardamento, excesso da carga horária e atraso salarial

Manchete de primeira página do jornal O Estado, edição de 20/07/09

Caos na polícia civil. Apenas duas delegacias, uma na capital e outra na RMF, devem funcionar no plantão

Manchete de primeira página do jornal O Estado, edição de 24/07/09

Greve da polícia civil deixa capital com uma delegacia. Inspetores e escrivãos iniciam greve e apenas uma delegacia terá de dar conta da demanda do sábado e domingo em Fortaleza

Manchete de primeira página do Diário do Nordeste, edição de 24/07/09

Sepultamento de indigentes. Promotora impetra ação civil para exumação de cadáveres

Diário do Nordeste, edição de 23/07/09

Para quem prometeu, quando candidato, acabar com a violência estamos muito longe. E olhe que o governador todos os dias declara que os cofres do estado estão abarrotados de dinheiro...

Mambembe

Novidade na imprensa cultural cearense. Salve, Mambembe. Revista de informação e cultura, segundo informação em destaque na capa.

Fala de literatura, teatro, música, dança, diversão em geral. Nem o circo foi esquecido. Está lá Sâmia Bittencourt, atriz, bailarina, acrobata e palhaça.

Está bem apresentada e o conteúdo tem qualidade.

A direção geral é de Carlos Pontes e o editor Airton Bastos, Leão. Que o nome inspire aos responsáveis a bravura que garanta à revista sucesso e longevidade em ambiente de indiferença e mesmo hostilidade à cultura.

Reflexão para o domingo

Irmãos : Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes : com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros, com paciência, no amor. Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.

Da carta de São Paulo aos Efésios, 4, 1-6

Ari

Deixou-nos o Arimateia Santos, o Ari, no tratamento carinhoso dos amigos.

Ficou conosco sua bonomia, a simpatia solidária, seu entusiasmo pela vida, a competência profissional, o carinho pelas crianças e jovens de Guanacés aos quais assistia com comovente dedicação.

Assim, de fato não nos deixou, resta conosco, familiares e amigos, um legado precioso que o tempo não irá apagar.

Os que com ele convivemos nas tardes de sábado nos jardins do Iate Clube lembraremos sempre de sua alegria e prestimosidade.

Dos Cds e agendas, mimos que distribuia sorridente antes da pose para a foto natalina do grupo sobre o fundo azul do mar , espelho de sua alma tranquila de fotógrafo amador.

Quando olharmos o mundo através da janela da vida ele estará lá com a lição espontânea de sua trajetória na terra.

Vida

Viver é buscar de forma permanente o equilíbrio entre lutar e aceitar.