sexta-feira, 20 de maio de 2011

Leitura II

Li há pouco tempo Absinto - Uma história cultural, de Phil Baker, da editora Nova Alexandria. Mais do que a história de uma bebida é um painel da boemia culta de Paris, poetas, pintores, escritores, que perpetuaram em textos e telas famosas esse ícone do enganoso "alcoolismo criativo".
A fada verde, como era chamada, fabricada a partir da artemísia, era consumida mediante um ritual que ajudou a criar uma mitologia em torno dela, terminou por ter sua produção proibida na França em função dos efeitos deletérios sobre os consumidores.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Leitura

Para cada autor distinguido com o prêmio Nobel há outros igualmente, ou mais, merecedores da láurea.

Para cada premiado há muitos preteridos.

Sendo assim é natural que a lista de nobelizados seja bem menor que a de nobelizáveis. Os elegíveis são bem mais numerosos que os eleitos.

O jornal português Público encomendou uma lista de 20 títulos de autoria de escritores merecedores da láurea, e nunca premiados, segundo critério dos responsáveis pela seleção.

A coleção, denominada Não Nobel, é publicada semanalmente e os autores dados como premiados pelo tempo esse grande reparador de injustiças.

O primeiro título da série, que acabei de ler há alguns dias, é o romance Terna é a Noite, de F.Scott Fitzgerald, um retrato da passagem de milionários e intelectuais americanos pela riviera francesa entre as duas grandes guerras.

Aniversário

Recebi centenas de manifestações pelo transcurso de meu aniversário. Selecionei esta generosa mensagem para agradecer do fundo do meu coração a quantos tiveram a lembrança de me cumprimentar pela passagem de meu natalício.

Iara Lisboa Leal publicou no seu Mural.
Iara escreveu:
"Lembro-me muito bem que ha algum tempo atrás em um momento dificil que passamos na nossa família, o senhor mesmo sem nos conhecer nos ajudou. E eu glorifico a Deus pela sua vida, e peço a esse Deus Todo poderoso que multiplique os seus dias, lhe cubra debaixo das suas asas e lhe abençoe abundantemente em todas as areas, porque eu acredito que ainda fará muito pela população Cearense, onde muitos não conhecem a grandiosidade do seu coração! Um Abraço! Feliz Aniversário!"

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Futebol

Hoje, em Dublin, dois times portugueses, F.C.do Porto e Sporting de Braga disputam o título de campeão da Liga Europa de futebol.

Pelo menos no futebol Portugal vai muito bem.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Alternativos

Gastos com saúde

Tenha uma ideia dos gastos com saúde de vários paises, de diferentes níveis de desenvolvimento, e verifique a posição do Brasil nesse contexto.


Para melhor visualização clique sobre o texto

Fome

Na luminosa Fortaleza e na cinzenta Kristiana, a Oslo de hoje, no ano de 1890 Rodolfo Teófilo e Knut Hamsum publicavam livros com idêntica temática e o mesmo título em estilos diferentes.

Naturalista, adaptado ao regionalismo, Teófilo, farmacêutico de profissão, narra de forma impiedosa a tragédia da seca de 1877/78 quando mais de 300 mil pessoa morreram ou fugiram.

Na expressão de José Castello em artigo no jornal O Globo, edição de 14/05/11, o romance de Rodolfo Teófilo trata não só do horror da fome, mas da fome transformada em horror.

O livro está sendo reeditado pela editora Tordesilhas com organização e notas de Waldemar Rodrigues Pereira Filho e posfácio de Lira Neto.

Língua

Sabemos que a língua é um instrumento vivo de comunicação feita pelo povo que a altera, descartando palavras, incluindo outras, alterando significados, em uma permanente mutação.

Convive-se assim com uma forma popular de expressão usada pelas camadas sem instrução, ou pouco instruidas, sem que deixem de prevalecer as normas cultas que constituem as regras vernaculares a serem respeitadas.

Causa espécie assim que o Ministério da Educação patrocine a distribuição de um livro que faz a defesa da linguagem popular aceitando incorreções. Estão no livro expressões como: Posso falar os livro?; Nós pega o peixe; Os menino pega o peixe.

São trechos da obra "Viver, aprender" justificados por uma das autoras como uma reação ao preconceito linguístico e uma forma de ensino que considere diferentes gêneros textuais, diferentes práticas de comunicação para que a desenvoltura linguística aconteça.

Provocado, o Ministério da Educação, através de sua assessoria, informou que o livro estimula a formação de cidadãos que usem a língua com flexibilidade. Disse ainda a porta-voz que o MEC não é o ministério da verdade.

Ouvido, o Presidente da Academia Brasileira de Letras Marco Vilaça declarou que para a língua ele é sim o ministério da verdade.

Enquanto o governo brasileiro se esforça para padronizar a língua portuguesa através de um acordo ortográfico a ser subscrito por todos os paises lusófonos o MEC não apenas tolera, o que é compreensível, mas promove o emprego incorreto da língua como parte de uma política educacional.

Saiba mais em O Globo, edição de 14/05/11

domingo, 15 de maio de 2011

Calçados

Atraídos pelos incentivos fiscais e mão de obra barata as fábricas de sapatos emigraram do Rio Grande do Sul e de São Paulo para o sertão nordestino.

Agora ameaçam bater asas para a China, o Vietnam e Índia, onde os custos de produção são inferiores aos nossos.

Se essas aves de arribação nos deixarem em busca de destinos mais convenientes aos seus interesses muitas cidades vão sofrer com o desemprego e o esvaziamento econômico.

Saiba mais em O Globo, edição de 14/05/11