quinta-feira, 19 de maio de 2011

Leitura

Para cada autor distinguido com o prêmio Nobel há outros igualmente, ou mais, merecedores da láurea.

Para cada premiado há muitos preteridos.

Sendo assim é natural que a lista de nobelizados seja bem menor que a de nobelizáveis. Os elegíveis são bem mais numerosos que os eleitos.

O jornal português Público encomendou uma lista de 20 títulos de autoria de escritores merecedores da láurea, e nunca premiados, segundo critério dos responsáveis pela seleção.

A coleção, denominada Não Nobel, é publicada semanalmente e os autores dados como premiados pelo tempo esse grande reparador de injustiças.

O primeiro título da série, que acabei de ler há alguns dias, é o romance Terna é a Noite, de F.Scott Fitzgerald, um retrato da passagem de milionários e intelectuais americanos pela riviera francesa entre as duas grandes guerras.

Um comentário:

Célio Ferreira Facó disse...

Os critérios são vários - nem sempre universais.

Há quem não concorde com a indicação e até quem, laureado, recuse o prêmio. Como Sartre, que ainda desafiou: "Quem deu à Academia Sueca o direito de escolher o melhor do ano?"

Certo o prêmio não fará o escritor, mas não será de todo desprezível.

É preciso apenas ter cuidado o artista premiado para não encher-se com ele de gases e tornar-se um balão flatulento e oco. Nem o trabalho tornar-se-á menor depois dele.