sexta-feira, 1 de junho de 2012

(IN)SEGURANÇA

Bandidos sitiaram a cidade de Tamboril até chegarem ao Bradesco, 
que acabou sendo assaltado, depois de dinamitado. 
Eles levaram dinheiro e deixaram o prédio do banco totalmente destruído.


* Fonte: Jornal O POVO - 1º/06/2012

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Saúde

No Ceará é assim:

- A maior epidemia de dengue da história

- Os casos de meningite cresceram 84%

Esta é apenas uma pequena amostra da calamidade sanitária no estado.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Crise

O Brasil não vai pegar uma pneumonia quando espirrarem na Europa.
Dilma Roussef
presidente da República sobre a crise econômica na Europa.

Frase do dia

Eu saio para jantar e penso caramba, essas pessoas todas já me viram nua.

Scarlett Johansson, atriz

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Merquior

José Guilherme Merquior, um dos mais brilhantes e controversos intelectuais brasileiros, diplomata e escritor, precocemente falecido aos 50 anos, terá sua obra completa publicada em uma série que reúne 22 volumes.

"Colecionava adversários intelectuais com a mesma facilidade que citava nomes imemoráveis. Erudito, denunciava plágios e fustigava opositores com adjetivos ruidosos".

Definia-se assim: liberal em economia, social-democrata em política, e anarquista em cultura.

O organizador da biblioteca é o professor João César de Castro Rocha, autor de vários livros que resolveu encarar o desafio por considerar que seu itinerário e independência se parecem com a trajetória do homenageado.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 07/01/12

Quando o Ceará cresceu mais que o Brasil

A comunicação do governo, até em tom ufanista, aponta o crescimento do Ceará acima do nacional, como se isso fosse um recorde. Mas o IBGE diz o contrário. Comparando os números atualizados, nota-se que o Ceará cresceu mais no meu governo em relação ao Brasil do que na gestão que me sucedeu. É que os números usados na comunicação do governo cearense foram inflados com projeções que não se confirmaram, como o PIB de 2009, previsto para 3,1%, mas apurado apenas em 0,04%. Uma diferença e tanto.

Quem tem a mania da comparação para se jactar de bom gestor não sou eu, mas não fujo das comparações. Mesmo porque os números me são favoráveis.

Veja só a tabela abaixo:


Como se vê, o PIB cearense em minha gestão (2003-2006) cresceu em média 0,85% ao ano a mais do que o Brasil. O crescimento nos quatro anos foi de 3,4 pontos percentuais acima do Brasil.

Na gestão seguinte (2007-2010), o Ceará cresceu em média apenas 0,32% ao ano a mais do que o Brasil, acumulando 1,28 pontos percentuais de crescimento acima da média nacional nos 4 anos.

Fechando as contas: em relação ao desempenho da economia brasileira, o PIB cearense no meu período cresceu quase três vezes mais do que na gestão seguinte. Sem levar em consideração que o cenário nacional era muito mais adverso na minha administração, que coincidiu com o primeiro mandato do presidente Lula.

O atual governo que trombeteou os números errados, via Ipece, tinha obrigação moral de corrigir a informação quando eles foram definidos pelo IBGE. Principalmente diante da disparidade entre os dados levantados pelo Estado e os que foram efetivamente consolidados pelo IBGE.

Os levantamentos preliminares e suas publicações como o Ipece faz são normais. O Ipece tem mostrado honestidade intelectual ao colocar asteriscos nos números e apontar em nota de rodapé que os dados são preliminares e carecem de confirmação.

O uso dessa metodologia é usual. Mas o Governo só fez uso dos números que se mostraram falsamente favoráveis à sua gestão.

Dívidas

Os brasileiros estão endividados. O uso imoderado do crédito facilitado pela política econômica do governo terminou levando ao superendividadmento de milhões de famílias.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, edição de 27/05/12, esse número é superior a 14 milhões. A informação está conforme a notícia de aumento da inadimplência nos bancos.

Sendo assim é dificil pensar que uma maior oferta de crédito ainda possa gerar mais consumo.

domingo, 27 de maio de 2012

Código florestal

A presidente Dilma apôs 12 vetos ao projeto do código florestal aprovado pelo Congresso.

Segundo a imprensa a decisão da presidente desagradou a ambientalistas e ruralistas. Sem conhecer o assunto em profundidade arrisco dizer que pelas reações provocadas por seu gesto o mais provável é tenha agido acertadamente.