quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Malas

Calma, não é daqueles chatos sem alças que vou falar. Refiro-me a malas camaradas, as de rodinhas, que aliviaram a carga dos viajantes.

Foi inventada há 40 anos por Bernard Sadow, quando, no aeroporto, de volta de uma viagem à Aruba, a braços com duas pesadas malas viu como elas fluiam bem em uma esteira sobre rodas.

Sadow, que era dono de uma loja de malas e casacos, ao chegar ao escritório, colocou uma grande mala sobre as quatro rodinhas de um armário, completou com uma alça na frente e puxou. Funcionou !

A ideia, óbvia com um ovo de Colombo, patenteada como rolling luggage, não decolou de imediato. Foi rejeitada por várias empresas, até que a Macy's investiu na ideia e lançou a mala que desliza.

Para medir o sucesso da iniciativa basta olhar o saguão dos aeroportos.


Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 19/10/10

Inflação

Para quem gosta dos recordes cearenses surgiu mais um. A inflação em Fortaleza, no mês de novembro, foi a mais alta do país. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado) foi de 1,55%.

No acumulado do ano a inflação está em 5,6%, 0,36% acima da média do Brasil. O IPCA no país já está um ponto percentual acima da meta estabelecida para 2011.

O vilão da alta é o ítem alimentos.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 09/12/10

domingo, 5 de dezembro de 2010

Vazamentos

O vazamento das opiniões de autoridades de governos, diplomatas, ministros e chefes de estado pela Wikileaks desnuda a hipocrisia que rola nesse mundo.