sexta-feira, 27 de junho de 2008

Estrelas



O jornal Folha de S. Paulo, através de seu suplemento dominical Mais!, formulou as seguintes questões a 30 críticos e professores de literatura:

- Qual é maior escritor, Machado de Assis ou Guimarães Rosa? Por quê?
- Qual é a obra mais importante do autor em que o(a) sr.(a) votou? Por quê?

O jornal abriu a possibilidade dos leitores votarem pela internet. O resultado será divulgado neste domingo, 29 de junho de 2008.

A iniciativa está inserida no contexto de celebração de duas datas centenárias. Há cem anos, morria Machado e nascia Rosa.

O bruxo do Cosme Velho venceu por onze a dois. D. Casmurro e Grande Sertão Veredas empataram na preferência dos votantes.

A diferença de cem anos entre um e outro, a meu ver, dificulta a comparação. O mais velho tem uma reputação sedimentada. O mais novo ainda não atingiu a distância cronológica que permita julgamento isento.

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 22/06/08.

Avanço


Tomei conhecimento da existência de um Centro de Referência de Erros Inatos do Metabolismo, no município de Tabuleiro do Norte, com o objetivo de conscientizar a população sobre a ocorrência elevada de casos de Doença de Gaucher, moléstia rara, de origem genética e tratamento muito oneroso.

A iniciativa deve-se ao médico Rigoberto Gadelha, autor de trabalho científico premiado em congresso médico, realizado no Rio Grande do Sul.

O fato atesta a elevação do padrão da medicina praticada no nosso interior cearense.

Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edição de 25/06/08. (foto: Melquíades Júnior/DN)

Matadouros

A justiça interdita matadouros no Cariri.

Quando Governador do Ceará, em nome saúde pública, apoiei municípios na construção de abatedouros com um padrão mínimo de higiene. Nem todos foram concluídos antes do término da minha administração.

Estou informado que o atual Governo estadual suspendeu o repasse de recursos, em cumprimento a convênios firmados com municípios. A paralisação das obras prejudica as comunidades e eleva custos.

O Estado poderia ser acionado por descumprir obrigações avençadas.

Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edição de quarta feira, 25/06/08.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Teatro

Uma boa notícia vem do interior cearense.

Um grupo de teatro do município de Russas, o Oficarte, existente há 17 anos, encena Qorpo Santo: o anjo do absurdo. Trata-se de uma fusão da vida e obra de José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo Santo.

Gaúcho, o autor perdeu a lucidez, foi confinado em um hospício no Rio de Janeiro, voltou ao Rio Grande do Sul, insurgiu-se contra o tratamento psiquiátrico, perdeu bens, escreveu peças de teatro, criou uma nova ortografia.

É autor "cult", devido a sua personalidade e temática.

Admira-me que já esteja em Russas.

Parabéns aos integrantes do grupo.

Frase

Para o escritor, maior que o desafio da folha em branco, é a determinação de vencê-lo.

Memória

Para avivar a memória:
Faustino de Albuquerque, Raul Barbosa, Paulo Sarasate-Flávio Marcílio, não elegeram seus sucessores. Parsifal Barroso o fez mediante coligação partidária ampla, que incluiu antigos adversários. Ganhou perdendo.

Se eu não fui bem sucedido em 2006, as razões são conhecidas. E desmerecem a muitos que se vangloriam da vitória.

Cientistas políticos e historiadores se ocuparão disso, no futuro, e cada um entrará na moldura que a análise isenta lhe reservar.

Dona Ruth

Há postos a que se chega por via oblíqua. O de Primeira-Dama é um desses. Os compromissos públicos são do eleito. No entanto, cobra-se da Primeira-Dama postura ou ações para as quais não tem gosto ou possui preparo. Devassa-se a vida de quem não tinha intenção de expô-la.

Na delicadeza da situação, testa-se o bom senso e o equilíbrio da mulher. D.Ruth soube ser discreta, mas fez sentir sua marca. Não cedeu à tentação do populismo, não renunciou às suas idéias, preservou a privacidade e iluminou, com competência, políticas públicas do Governo.

Não se mostrou, mas foi vista. Soube ser Primeira-Dama, talvez sem ter querido sê-la.

Não há um modelo de Primeira-Dama, mas ela, sem dúvida, foi uma Primeira-Dama modelo.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Descaso


O cartão-postal da campanha eleitoral mostra sua face triste.

O nível hídrico do rio Acaraú caiu muito, mal terminou o inverno, um ótimo inverno, diga-se.

Despontam muitos bancos de areia, e a água escassa contamina-se com o esgoto lançado no leito do rio. As comportas estão quebradas, peças foram roubadas.

A água esvaiu-se, a paisagem enfeou.

A lancha oficial já não desliza no espelho-d'água inexistente.

Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edição de 20/06/08. (fotos: Natercia Rocha/DN)

O mago

Nunca li Paulo Coelho. Não por preconceito. É por desinteresse temático mesmo.

Pelo que vejo na imprensa sobre a biografia escrita por Fernando Morais, penso que a vida dele seja sua melhor obra.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Caos

Um
Tumulto deixa dois feridos em presídio do Amanari.
Polícia interferiu para evitar uma possível rebelião.

Presos do IPPS se rebelam em dia de visitas.

Saiba mais em O Estado, edição de 23/06/08.

Dois
Paralisação dos Agentes
Dia de revolta nos presídios.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 23/06/08.

Três
CPI do sistema carcerário vai denunciar o Ceará e 13 estados.
O Ceará está entre os estados denunciados no relatório a ser apresentado hoje, terça- feira, dia 14, por terem um sistema prisional falho.

Saiba mais n'O Estado, edição de 20/06/08.

Isso tudo, sem se falar nas delegacias de polícia abarrotadas de presos e nos presídios superlotados.

O descaso do atual Governo para com o assunto não poderia ter outro resultado, a não ser a denúncia do Ceará pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário.

E não falamos de fugas, rebeliões, mortes violentas de presos, ítens nos quais a atual administração é recordista.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Adiamento

Leio, na coluna do jornalista Egídio Serpa, que a licitação da facilidade, desculpe, da Facility, foi adiada sine die.

Curioso

Na convenção do Partido da República (PR), ocorrida no último domingo, 22, para homologar as candidaturas de Adahil Barreto e Roberto Matoso, o motorista da Senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) era um dos participantes mais entusiasmados.

domingo, 22 de junho de 2008

Quadros

Roubados da Estação Pinacoteca, situada no Centro Histórico de São Paulo, 4 quadros, de Di Cavalcanti, Lasar Segall, e 2 de Picasso. Estão, todos, sendo procurados, em todo o mundo, através da Interpol.

A frequência com que vêm ocorrendo roubos de obras de arte no Brasil, sugere que, ou temos ladrões de bom gosto, ou há uma cadeia de hábitos refinados, que envolve gatunos especializados, interceptadores e colecionadores.

Já não são mais apenas igrejas desprotegidas do interior que atraem os ladrões. A ousadia deles chegou a importantes museus localizados nos grandes centros urbanos.

Saiba mais no O Estado de São Paulo, edição de 14/06/08.

Gás


Está a caminho do Porto de Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, navio convertido em planta de regaseificação de GNL. É o primeiro no mundo a dispor do equipamento. Após abastecer-se de GNL, em Trinidad Tobago, aportará aqui, em julho, quando terá início o funcionamento do terminal de gás da Petrobrás.

Tudo isso decorre de ações que datam do meu Governo, formalizadas em documentos assinados com a Petrobrás.

A continuidade administrativa promove o progresso e o desenvolvimento.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 12/06/08. (infográfico: DN)

A coisa


Há alguns anos, um conhecido inventor americano anunciava uma descoberta destinada a revolucionar o transporte urbano, graças à sua extraordinária mobilidade, pequenas dimensões e sua natureza não poluente. Chamava-lhe a coisa.
Industrializada e comercializada, a máquina recebeu o nome de Segway. É de fácil manejo e simples de conduzir. Não obstante, ao experimentá-la, o Presidente Bush conseguiu cair.

Está em uso nas grandes cidades européias, onde o terreno seja plano e o piso regular, sobretudo por policiais.

Experimentei-a, e não caí, em Cascais, Portugal.


Guarda

Quem guarda o guardião?

Planos de Saúde

A lei que regulou os planos de saúde está fazendo dez anos. Se ainda há conflitos entre segurados e operadoras, é certo que o diploma contribuiu para precisar melhor as responsabilidades das empresas e os direitos dos beneficiários.

O que ainda não produziu os resultados esperados é o ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelas operadoras, de valores correspondentes ao atendimento prestados a beneficiários de planos privados pelo sistema público.

Para se ter uma idéia, pesquisa recente, feita em São Paulo, demonstrou que 15% dos atendimentos dos SUS são de pessoas cobertas por planos de saúde.

A previsão legal da devolução foi fruto de luta minha quando Senador da República. Recursos judiciais protelatórios interpostos pelas empresas têm retardado o ressarcimento, gerando acúmulo de vultosa dívida.

Cerca

O jornal cearense O Povo dá conta da intenção do Governo estadual de cercar o Parque do Cocó.

Temo que no futuro, alguém, a quem não baste a medida, queira eletrificar a cerca.

A frase do dia

"Fortaleza é ..."

O estilo é o homem.
Buffon

Brilho

Há políticos que têm brilho verbal. E só.

É pouco.