domingo, 22 de junho de 2008

Planos de Saúde

A lei que regulou os planos de saúde está fazendo dez anos. Se ainda há conflitos entre segurados e operadoras, é certo que o diploma contribuiu para precisar melhor as responsabilidades das empresas e os direitos dos beneficiários.

O que ainda não produziu os resultados esperados é o ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelas operadoras, de valores correspondentes ao atendimento prestados a beneficiários de planos privados pelo sistema público.

Para se ter uma idéia, pesquisa recente, feita em São Paulo, demonstrou que 15% dos atendimentos dos SUS são de pessoas cobertas por planos de saúde.

A previsão legal da devolução foi fruto de luta minha quando Senador da República. Recursos judiciais protelatórios interpostos pelas empresas têm retardado o ressarcimento, gerando acúmulo de vultosa dívida.

3 comentários:

Anônimo disse...

Volta, Lúcio Alcântara, volta!
Só assim poderemos, nós cearenses, nos orgulhar.
Lúcio Senador, já!!!!
Ivana Maia

David disse...

Lúcio, sobre saúde...

Que acha da possivel criação de um Centro Médico do Ceará? Algo como o Texas Médical Center...

Penso que poderia ser feito um "Campus" médico do Estado do Ceará ali no entorno do Hospital de Messejana, naquele terreno da BR116 que foi ocupado por desabrigados. Remove o povo de lá para assentamentos próximos e cria ali o campus. Tranfere a ESP pra lá, cria o Hospital da Medicina da UECE lá e faz uma estrutura interligando por uma passarela um lado ao loutro da BR. Atrai emrpesas e instituições da área de saúde para lá...

Adahil Barreto poderia abraça a idéia junto com o governo facilitando a estrutura auxiliar da prefeitura para a realização da obra.

Que tal?

David disse...

Poderia transferir para esse lugar a Secretaria de Saúde do Estado, a FUNASA no Ceará, conselho de medicina, enfermagem, odontologia, biomedicina, biologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social. O governo entra com o terreno e cada instituição pode fazer a transferência dando como garantia o imóvel atual. Acho que seria um grande avanço na estrutura urbana de Fortaleza e nos serviços da burocracia médica alem de propriciar um melhor sistema de implementações no campo da medicina nas suas várias áreas de atuação.