sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A frase do dia

O profeta e o charlatão são igualmente admirados durante uma geração, e admirados pelas más razões.

Chesterton

Acordo

O acordo ortográfico pode virar um desacordo. Há em Portugal reações que tentam inviabilizar sua aplicação.

Vinte anos depois de concluído, quatro anos após aprovação no Parlamento, milhões de euros de investimentos depois, renasce uma ofensiva contra ele.

Vamos falar de forma diferente? Claro que não! Pergunta e responde Henrique Monteiro, em matéria publicada na revista Atual, que circulou com o semanário Expresso, edição de 18/02/12. O autor oferece o artigo a Vasco Graça Moura e a todos os opositores do acordo ortográfico.

Na imprensa já há quem queira submeter o acordo a um plebiscito.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Suspeito

As confusões em que se meteu Dominique Stauss Kahn, o político francês ex-diretor do FMI, um mulherengo comprovado, parecem não ter fim.

Esteve preso em Lille por mais de 24 horas para prestar esclarecimentos sob sua suposta participação em um esquema de festas com prostitutas de luxo em Paris e Washington, organizadas por empresários ligados ao Partido Socialista.

Em Paris, as "festas libertinas" ocorreriam no hotel Carlton, um dos mais luxuosos da capital francesa.

Acusado de proxenetismo e/ou abuso de bens sociais sob a forma de receptação, DSK, como é conhecido, disse estar diante de insinuações maldosas e ter interesse em esclarecer tudo o mais rápido possível. Para ele tratar-se-ia de um linchamento midiático.

Em defesa dele seu advogado afirmou: "nessas soirées as mulheres não tinham roupa, e desafio quem quer que seja a distinguir uma mulher nua de uma prostituta nua".

Saiba mais no jornal Público, edição de 22/02/12.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A frase do dia

Quando olhamos para uma coisa tempo suficiente ela perde todo seu significado.


Andy Warhol (1928-1987), artista plástico norte-americano

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Estante

Cláudio Moura Castro, um estudioso dos problemas da educação de reconhecida competência, escrevia um dia desses na revista Veja sobre a dificuldade que teve em três ocasiões, em razão de mudanças, para adquirir estantes de livros.


Por duas vezes improvisou com escadas e tábuas que, arrumadas, se mostraram soluções bonitas e funcionais. Na terceira vez que a necessidade se repetiu acabou por resolver o problemas com gôndolas de quitanda.

Conta ter encontrado estantes para tudo, menos para livros. As poucas que viu para esse fim eram "horrendas e mal acabadas".

Termina por concluir que se não há estantes de livros à venda será por não haver compradores. Ao digitar a palavra bookcase no site do IKEA americano apareceram 725 itens. Seguramente existem mais de 300 modelos de estantes para livros.

Finalmente, brinca a sério ao indagar se uma pesquisa nos sites das lojas de móveis não seria um bom indicador para medir a educação e hábitos de leitura.

Saiba mais na revista Veja, edição de 11/01/12.

A frase do dia

Eu não falaria nunca com um homem que escreveu mais do que leu.


Samuel Johnson

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Cardeais II

Aos novos cardeais Bento XVI aconselhou:


"renunciar ao poder mundano" e "servir a igreja com amor e vigor, com a clareza e a sabedoria de professores, com a energia e a força moral de pastores, com a fé e a coragem de mártires".

Como se vê, um exigente programa a ser observado.

Cardeais

Foram ordenados 22 novos cardeais pelo Papa Bento XVI. Entre eles um brasileiro e um português


As novas escolhas não afetaram o domínio do colégio cardinalício pelos europeus. A Europa é amplamente majoritária no colegiado, embora só tenha 24% do total de católicos no mundo.

O brasileiro João Braz de Aviz, em entrevista, queixou-se do eurocentrismo da Santa Sé. Já o português Manuel Monteiro de Castro manifestou sua opinião de que a mulher deve estar mais tempo em casa pois sua missão primordial é a educação dos filhos.

Saiba mais nos jornais Diário de Notícias e Público, edições de 19/02/12

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Prêmios

O cinema português acaba de ter dois filmes premiados no Festival de Berlim.


Rafa, de João Salaviza, levou o Urso de Ouro na competição dos curtas.

Tabu, de Miguel Gomes, recebeu o Prêmio Alfred Bauer destinado ao filme que "abre novas perspectivas à arte do cinema", além da premiação dada pelos críticos presentes ao evento.

Saiba mais no Público, edição de 19/02/12

Natalidade

A Europa vive o drama das baixas taxas de natalidade. Fora a Irlanda, 2,1 filhos por mulher em idade fértil, nenhum país atinge a taxa de reposição da população. Na França, a taxa de natalidade vem crescendo nos últimos anos num movimento contrário ao que se passa nos demais países. Mesmo assim seu índice é de 1,8.


Em Portugal o problema mostra-se mais grave. O número está em 1,3. É o país que detém uma das taxas mais baixas do mundo com uma população das mais idosas.

Inquérito realizado mostrou que as mulheres portuguesas gostariam de ter um segundo filho, mas não o fazem em razão de condições econômicas e de trabalho. O presidente Cavaco e Silva promove um debate sobre o assunto preocupado com o futuro do país.

A idade média das portuguesas ao nascimento do primeiro filho passou de 25 anos em 1960 para 28,9 em 2010.

A percentagem de nascidos vivos de estrangeiras residentes em Portugal subiu de 5,2% em 2001 para 10,6% em 2010. Provável contribuição de africanas e brasileiras.

Saiba mais no Público, edição de 17/02/12

A frase do dia

É essencial perceber que, na realidade, o populismo é indissociável da democracia. Ou a democracia se reforma ou o populismo a deforma.


Manuel Maria Carrilho - Diário de Notícias