quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Resultados Positivos

Artigo publicado na Editoria de Opinião do Diário do Nordeste, na terça-feira (25/11).

Uma mentira, quando repetida mil vezes, pode, aos incautos, iludir com a feição da verdade. Mas uma verdade, se repetida outras tantas vezes, se faz ainda maior. Principalmente, quando confirmada pelos fatos. É o que me ocorre dizer agora, com o estudo Contas Regionais 2006, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Nem foi preciso que se passasse tanto tempo assim para que os fatos demonstrassem a celeridade com que o Ceará cresceu durante o período em que estivemos à frente do Governo do Estado: segundo o IBGE, no ano de 2006, último de meu governo, quando fechamos o ciclo estratégico da nossa gestão, o Estado do Ceará cresceu 8% - o dobro do crescimento médio do País. Mais um recorde alcançado pela nossa administração.

O estudo afirma ainda que o aumento médio do Produto Interno Bruto (PIB) da região Nordeste foi da ordem de 4,8%, bem abaixo do desempenho cearense. Naquele período, enquanto a nossa indústria crescia 5,3%, os serviços obtiveram 6,5%. Nosso maior desempenho, contudo, foi no desenvolvimento da agropecuária, onde foram registrados sucessivos recordes na produção de grãos, favorecendo a marca notável de 35,5% de crescimento para todo o setor.

Os resultados são bons para o Ceará e servirão, com certeza, de parâmetro para as avaliações futuras sobre os rumos dados à boa herança que deixamos ao povo cearense. Mas há muito a ser feito, pois somos ainda um Estado com muitos pobres e grande concentração da riqueza.Todos lembram as condições em que recebemos o Estado e as dificuldades que tivemos que enfrentar, sobretudo nos dois primeiros anos de governo, para honrar compromissos elementares. Com austeridade, conseguimos equilibrar as contas públicas e recuperar a capacidade de endividamento do estado, buscando novas oportunidades para o crescimento do Ceará e a melhoria nas condições de vida do povo.

O que nos contam os resultados, agora consolidados pelo estudo Contas Regionais, do IBGE, é que aqueles foram anos céleres, de um Ceará administrado com dinamismo e seriedade.

Lúcio Alcântara

Sumiço

Contagem revela mais dois "sumiços" no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). A identidade dos dois detentos desaparecidos permanece em sigilo. As buscas ocorrem ali desde a última sexta feira. 1.255 presos estão recolhidos, atualmente, 250 além de sua capacidade real. 18 detentos foram assassinados no IPPS desde janeiro passado (Jornal Diário do Nordeste, edição de 25/11/08).

Para quem procurava, está aí um recorde do atual Governo. Há poucos dias, o jornal O Povo estampava, em manchete na primeira página, a intenção do atual Governo de implodir o IPPS. Marketing puro!

Oxalá não venha por aí, dentro da estratégia das urgências por omissão, um pedido de dispensa de licitação para realizar outro leilão reverso...

Em seguida, a imprensa noticiava a decisão da justiça determinando prazo para a recuperação de parte da penitenciária, destruída em motins que lá se sucedem, sem que o Governo a reconstruísse.

O deputado estadual Marcos Cals (PSDB-CE) é uma liderança emergente na política cearense. Durante meu período de Governo, presidiu a Assembléia Legislativa, tendo revelado competência e maturidade.

Consta que ao ser convidado para ocupar a Secretaria de Justiça (Sejus), ter-lhe-ia sido prometida, para ajudar a convencê-lo, a coordenação política da bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) junto ao Governo.

Promessa feita, promessa descumprida. A impressão que se tem, de longe, é de que o Secretário, assim como os presos, foi abandonado a própria sorte, sem poder e sem recursos.

A frase do dia

Injustiça maior é a praticada por quem já sofreu uma.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Pranto

Faleceu Raimundo Gomes da Silva. O Oliveira, para os amigos e família.

Foi Deputado Estadual e Federal, com vários mandatos. Presidiu a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, exercendo importante liderança política na Região do Vale do Curu.

De temperamento afável e fala mansa, era dotado de grande coragem pessoal, testada em confrontos políticos dentro e fora do parlamento.

Primo e amigo de meu pai, os dois foram aliados, com grande protagonismo na política cearense.

Sucedi-lhe na amizade e solidariedade, que sempre lhe dedicamos.

Sua morte fecha mais um capítulo da história do Ceará.

Meus sentidos pêsames à viúva Yeda e todos os familiares.

Oposição

Leio nos jornais que a bancada de deputados estaduais cearenses do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) saiu satisfeita da reunião que teve com o Governador do Estado.

O encontro se deu após o Partido declarar-se oposição à atual administração do Ceará, embora tenha no atual secretariado dois membros seus.

Afinal, o PSDB é ou não oposição?

Será que o gomismo fez escola? Fazia oposição a mim, mas estava dentro do Governo. E como estava...

A frase do dia II

Um povo que não tem quem lhe fale perde o hábito de ouvir.

Rui Barbosa

Paraolímpicos


Há alguns dias, a cidade de Fortaleza sediou, no Clube Náutico Atlético Cearense, competição paraolímpica de natação, que reuniu 400 atletas, sob o patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF).

No meu Governo, foi criada a Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv), e instituídos os Jogos Paraolímpicos cearenses, que a atual administração estadual deu continuidade.

Aliás, até agora, sem mudar o nome, como fez em relação a outras iniciativas nossas.

A frase do dia

Tornar o simples complicado é fácil; tornar o complicado simples, isto é criatividade.

Charles Mingus (1922 - 1979), jazzista norte-americano.

Matemática

Análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que leva em conta as notas de Português e Matemática, mais a taxa de aprovação dos alunos, revelou que o desempenho em Matemática, dos alunos da 4ª série, foi o melhor em uma década.

Todos os estados apresentaram melhores resultados em Matemática, mas em algumas situações o crescimento foi mais expressivo.

É o caso do Ceará, cuja nota, entre 2005 e 2007, passou de 3,8 para 4,6, um incremento de 24%, abaixo apenas do Piauí, que cresceu 27%.

É certo que a nota obtida está longe do ideal, mas o resultado é animador.

Saiba mais na revista Época, edição de 17/11/08.

De volta

Percorri esses dias o circuito São Paulo, Brasília, Guaramiranga. Razão da ausência de postagens, pelo que me justifico aos freqüentadores do blog.