segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Oposição

Leio nos jornais que a bancada de deputados estaduais cearenses do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) saiu satisfeita da reunião que teve com o Governador do Estado.

O encontro se deu após o Partido declarar-se oposição à atual administração do Ceará, embora tenha no atual secretariado dois membros seus.

Afinal, o PSDB é ou não oposição?

Será que o gomismo fez escola? Fazia oposição a mim, mas estava dentro do Governo. E como estava...

8 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

“O vice-prefeito eleito adaptarar-se ao modo Luizianne...” Este barbarismo surpreendente, incredibilíssimo, está hoje na coluna de Erivaldo carvalho, em O Povo. Por ironia, uma coluna intitulada Política.

Miséria e desinformação, amplamente espraiadas pelo Ceará, já colaboram sobremodo por abastardar o uso do idioma pátrio. Estado ainda à margem do resto do país, resta aqui quase tudo por construir. Até uma imprensa local algo mais decente, que valha as moedinhas gastas para pagar-lhe as páginas e que se disponha ao simples trabalho de rever os próprios textos antes da edição, consciente do seu papel na defesa e aprimoramento da língua materna.

Sávio Bezerra disse...

Agora tá tudo bem. Pirulito na boca, agora é hora de chupar.

Anônimo disse...

Sobre o assunto tem uma boa postagem no blog do wanfil, eis:

Quem tem medo de tucano?

A semana que passou foi rica em acontecimentos políticos aqui no Ceará, mas o ritmo de trabalho dificultou o acompanhamento de alguns deles. No entanto, a observação sobre o desenrolar de uma aparente, digamos, fadiga na relação entre o governador e o PSDB na Assembléia Legislativa, serve para mostrar por que o PT, do ponto de vista de organização partidária, não tem rival.

Na segunda-feira (17), os tucanos realizaram um encontro com os seus prefeitos eleitos em outubro passado. Na ocasião, parlamentares da sigla assumiram a postura de porta-vozes dos chefes municipais e desandaram a criticar o governador Cid Gomes, reclamando de falta de consideração e de obras. No calor da indignação, muitos cogitaram um rompimento oficial do PSDB com o governo estadual. Outros cobraram uma orientação do senador Tasso Jereissati. Matreiro, o líder tucano, experiente nas artes de ouvir reclamação de prefeitos e deputados, afirmou que seguiria o que fosse decido por eles, que assim, ganharam a oportunidade de se tornarem protagonistas no episódio. E o senador ainda disse que estava na hora do PSDB procurar novas lideranças.

O que aconteceu? Cid recebeu os parlamentares tucanos na quinta-feira (20). Havia uma pauta, uma lista de ações, uma estratégia de pressão previamente estabelecida? Não. Havia um objetivo maior visando o fortalecimento da sigla na disputa disputa de influência com o PT dentro do governo? Não. O governador, que também bobo não é, tratou de fazer afagos e de dar encaminhamentos às questões paroquiais. Sentindo-se contemplados, os tucanos saíram tecendo elogios e fazendo promessas de fidelidade. Enquanto isso, o PT, que tem o vice-governador e é aliado objetivo do PSB, já deliberou, oficialmente, que votará contra o governo na questão do piso salarial dos professores estaduais, para preservar sua imagem diante de seu público. Os petistas sabem que a força nesse jogo está na capacidade de agir estrategicamente em conjunto.

Fico imaginando o que conversaram Cid e seu chefe de gabinete, Ivo Gomes, após o encontro com os tucanos. Segue uma hipótese:

Cid - Viu Ivo? Os caras não mudam.
Ivo - Pois é. Basta uma conversinha que a valentia acaba.
Cid - Quem nasceu para burro, não chega a cavalo (risos).
Ivo - Com esses a gente não precisa se preocupar.
Cid - Opera, Ivo, opera nas bases.
Ivo - E o PT?
Cid - Bom, aí a coisa muda e o buraco é mais embaixo.
Ivo - De qualquer forma, os tucanos estão aí para ajudar.
Cid - É isso aí.

wanfil.blogueisso.com

Kilmer Castro disse...

Acabo de ler este comentário e ainda custo a acreditar que nosso nobre Erivaldo tenha-lo cometido. Ririr-me-ei a noite toda.

Sávio Bezerra disse...

Ah! Dr. Lúcio, estou ancioso que chegue logo ver a próxima eleição, com preferência para governador e d
melhor ainda quando por para o Povo a missão de escolher o melhor entre: Dr. Lúcio, Tasso e Cid. Só lembrando que o Sr. sozinho, sem ajuda de nenhum desses, chegou a quase 35 por cento dos votos na última eleição. O Sr. vai pra guerra(no bom sentido, ajudar ao povo) de igual para igual. Quem viver verá. Será que os outros aguentam ?

Sávio Bezerra disse...

OLHOS MAREJADOS E INDIGÊNCIA POLÍTICA
O caso do PSDB está virando uma boa piada de salão. O partido fez uma reunião para reclamar mais espaço. Quer ter do Governo a atenção que considera devida. Sabem o que vai acontecer? Nada. Cid Gomes não vai deixar de ter um só voto tucano na Assembléia Legislativa. Os 14 votos inteirinhos do PSDB vão continuar solenemente no bolso do Governo. Principalmente agora que o Governo está vindo com um pacote de obras de fazer marejar olhos de deputado. E o que dizer dos R$ 500 mil que cada parlamentar estadual tem direito no Orçamento do Estado para indicar benefícios para seus prefeitos preferidos. São R$ 2 milhões ao longo de um mandato. O PSDB nunca fez oposição. Na Assembléia, o negócio de uma parte dos tucanos é se exercitar no ataque à Luizianne Lins (PT) e ao Governo Federal. Em relação ao Palácio Iracema, eles não apóiam nem pedido de informações. Aliás, há uma indigência política nessa história. Escaldados com o caso do jatinho, os governistas passaram a reprovar todo e qualquer pedido de informação dirigido ao Governo. E a alegação é matreira. Os líderes dizem que não é preciso aprovar porque o Governo é aberto e não se nega a conceder informações. Argumentam até que o governador em pessoa vai à Casa falar aos deputados.
Fábio Campos 25/11/2008 O Povo

Anônimo disse...

Esses oportunistas sempre serão governo!
Mas um dia a gente consegue se livrar desses escroques!

Anônimo disse...

Eu so lamento esse tal "aliança" entre PDB-PSDB, vejo que nosso estado está há dois anos estacionado, vivendo de greves e escandalos.