domingo, 3 de junho de 2007

Orgulho

A notícia é boa e deve ser comemorada. Refiro-me ao desempenho da Universidade Federal do Ceará no último Enade (exame nacional de desempenho aplicado pelo Ministério da Educação)quando nossa universidade se destacou em vários cursos com os melhores resultados no país. Isso mostra qualidade no ensino nas áreas avaliadas e serve de estímulo para um maior empenho na busca da qualificação da UFC.

As resistências à avaliação das universidades parecem estar diminuindo e a prática se consolidando como importante instrumento de aferição do tipo de ensino oferecido ao público. Afinal é um direito da sociedade saber a quantas andam nossas universidades, públicas e privadas.

Um comentário:

Carolina Vago disse...

Com todas as sua deficiências, a UFC ainda é a melhor universidade do Ceará. Estudo atualmente na Unifor, mas já fui aluna da UFC, e é clara a diferença entre as duas, a começar pelo própria consciência dos alunos. É outro nível..as pessoas são comprometidas com seu próprio desempenho, utilizam toda a estrutura que é oferecida (mesmo que seja deficitária) e aprendem muita coisa, inclusive sobre experiências de vida. Na Unifor, a estrutura é realmente muito boa, mas a superficialidade das pessoas, comentários bobos e falta de uma perspectiva de vida faz toda a diferença. Com relação ao ENADE, ontem ouvi um comentário de um aluno: "aqui, na Unifor, os professores fingem que ensinam, e os alunos fingem que aprendem.. Pra que fazer ENADE se eu não vou receber nota alguma???" É isso aí: os alunos escolhidos para as provas não as fazem (só assinam a lista, o que é obrigatório), acham q cumpriram sua obrigação, e a nota ruim (tiramos 3,0!) afunda a Universidade, seu corpo docente e discente.. Haja paciência!!!