quarta-feira, 29 de julho de 2015

Confusão

As informações sobre as finanças estaduais são confusas e divergentes. No Diário do Nordeste, edição de 28/06/15 sob o título Estado corta gastos e prioriza salários" foi publicada matéria no bojo da qual o secretário da fazenda informa que "só em julho, o repasse federal já contabiliza um decréscimo de R$ 40,00 milhões".

O jornal O Povo, edição de 29/06/15 traz matéria intitulada "FPE. Refis do governo federal evita queda em repasses ao Ceará" na qual está dito que o estado recebeu via FPE até agora R$ 148.104.731 a mais que em igual período do ano passado.

A mesma autoridade reconhece que nos cofres da fazenda está saindo mais dinheiro que entrando o que exige cortes expressivos nas despesas para não atrasar o pagamento do servidores.

Os números, apesar de confusos, confirmam a delicada situação das contas estaduais fruto de comportamento perdulário e gestão temerária do governo passado. A queda na arrecadação e a alta do dólar, agravando o endividamento do estado, prometem piorar a herança maldita repassada ao sucessor.

Se o governo fosse uma empresa privada já poderia ingressar no regime de recuperação judicial.

Nenhum comentário: