domingo, 20 de janeiro de 2008

Cabo Verde


Durante a semana, estive em Cabo Verde. O País tem seu território composto por nove ilhas e destaca-se entre os africanos por sua estabilidade política, funcionamento regular das instituições, sistema parlamentar de Governo, alternância de poder dentro de regras democráticas.
Não obstante ser um País muito pobre, tem demonstrado razoável capacidade de organização administrativa e de implementação de políticas públicas bem sucedidas, o que tem valido ajuda dos países desenvolvidos e certo reconhecimento internacional. Recentemente, foi admitido na Organização Mundial do Comércio (OMC), ganhando a condição de membro associado da União Européia, o que irá permitir acesso a alguns Fundos Comunitários e condições privilegiadas no comércio internacional.
Com recursos naturais muito escassos, estão fazendo grande esforço em relação ao turismo para impulsionar o desenvolvimento e gerar empregos. No momento, estão sendo implantados, ou em fase de projeto, vários empreendimentos financiados por recursos de origem européia.
A mim causou impressão o esforço, não obstante grande pobreza, que está sendo feito na montagem da infra-estrutura do País, na busca do desenvolvimento e inserção internacional. O resultado desse trabalho levou a que Cabo Verde deixasse a condição de subdesenvolvido para integrar a lista dos países em desenvolvimento.
As relações com o Brasil são excelentes. E o Estado do Ceará tem sido um importante canal para fortalecer os laços econômicos e culturais entre as duas nações.

2 comentários:

Anônimo disse...

ENQUANTO VOCÊ APROVEITA SUAS FÉRIAS,DR.LÚCIO,TODA SEMANA SAI UMA "NOMEAÇÃO" SUA PARA UM CARGO FEDERAL.HORA É PARA UMA DIRETORIA DA ELETROBRAS,HORA É PARA PRESIDÊNCIA DA CHESF.PELO QUE SE SABE NOS BASTIDORES,JÁ TEM GENTE PEDINDO AO LULU QUE LHE NOMEI LOGO SÓ PARA LHE TIRAR DA DISPUTA PELA PREFEITURA DE FORTALEZA POIS SABEM DAS REAIS CHANCES DE VOCÊ TEM.JÁ TEM GENTE PERDENDO O SONO COM A POSSIBILIDADE DE VOCÊ ENTRAR NESSA DISPUTA POIS O ESTRAGO É GRANDE!FORTALEZA PRECISA DE UM PREFEITO COM SUA EXPERIÊNCIA,COMPETÊNCIA E HONESTIDADE.LÚCIO PRA PREFEITO,FORTALEZA PRECISA E MERECE!!!

Anônimo disse...

Parabéns ao ex-governador e ao presidente Pedro Pires pela integração econômica entre Cabo Verde e o Ceará.