Ameaçado de demolição, o Museu Ara Pacis, em Roma - projetado por Richard Meier e inaugurado há apenas 2 anos -, primeiro edifício moderno construído no Centro histórico da 'Cidade Eterna'.
Gianni Alemanno, o novo Prefeito direitista da città, prometeu, ao assumir o cargo em abril, pô-lo abaixo, por falta de "compatibilidade" com o entorno.
Já o Ministério da Cultura sugere uma manobra menos radical: a demolição de um muro projetado por Méier e o rebaixamento de outro, visando liberar a vista para as igrejas barrocas, que lhe estão por trás e que foram escondidas pelo novo Museu.
O Museu é feio e excessivo (...), uma bofetada na cara dos cidadãos romanos, fulminou o Subsecretário do Ministério, Francesco Maria Giro.
O edifício de Meier funciona como um relicário, abrigando o Ara Pacis, um altar sacrifical do século I aC, encomendado pelo Imperador Augustus, dedicado à paz nos campos de França e Espanha.
A revolta contra a obra é tanta que Vittorio Sgarbi, um crítico de Arte sem papas na língua, qualificou-a de cloaca indecente: um cruzamento de posto de gasolina com pizzaria!
(Foto: lui40 in www.flickr.com)
sábado, 6 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário