sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Trânsito

O trânsito constitui um problema cada vez maior nas grandes cidades brasileiras.

A expansão da economia, associada à melhoria de renda dos brasileiros, aumenta o número de carros nas ruas. O Brasil ultrapassou a França, sendo o sexto maior produtor mundial de veículos.

Some-se a isso, o baixo investimento no sistema viário das cidades - e o descaso para com os transportes coletivos -, e se compreenderá o caos no tráfego urbano, que atinge tanto os donos de automóveis quanto os usuários do sistema público.

Os congestionamentos enormes, em São Paulo, já começam na saída das garagens dos prédios.

A poluição do ar, a lentidão do tráfego e a violência no trânsito, formam o cenário das metrópoles.

Medidas restritivas são aplicadas de forma progressiva. São Paulo já convive, há tempos, com o rodízio de circulação de veículos, de acordo com a terminação do número da placa, recentemente adotou a proibição de circulação de caminhões no centro da cidade, em determinados horários, e, agora, o Prefeito Gilberto Kassab (DEM) enviou mensagem à Câmara Municipal instituindo o pedágio urbano.

A medida se insere no conjunto de providências destinadas a cumprir metas da Política Municipal de Mudança do Clima, sob exame dos vereadores, que prevê a redução, até 2012, de 30% da emissão de gases do efeito estufa em relação à 2006.

O fato do Prefeito, candidato à reeleição, propor a medida às vésperas da eleição, denota a gravidade do problema do trânsito na Capital paulista. E isso não só acontece lá. Resta saber a reação dos eleitores, deslumbrados com seu carro novo, às limitações cada vez maiores ao seu uso diário.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 14/08/08.

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