sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Aftosa

O Ministério de Agricultura vem de conferir ao estado Ceará, em relação à aftosa, o grau de risco médio, o que significa importante estágio na ação de combate à doença.

 Aliás, fomos o último estado do nordeste a atingir esse patamar.

A notícia é alvissareira. Em termos práticos significa que nosso rebanho poderá agora se deslocar de um estado para outro sem restrições, o que antes não acontecia.

A novidade poderia ter vindo há mais tempo, não fora o atual governo, tão logo assumiu, ter desestruturado a equipe que realizava excelente trabalho de controle da dita zoonose e demonstrado pouco interesse pelo assunto.

O mau desempenho do programa levou os responsáveis estaduais a readmitir o coordenador anterior e retomar as medidas que vinham sendo adotadas e foram interrompidas.

A boa nova, dada com o estrépito costumeiro, vem acompanhada de uma falsa notícia. O atual governo não atingiu o recorde de vacinação. O feito pertence ao meu governo.

Se não vejamos :

Ano         1º sem.       2º sem

2003        76,87%      63,97%
2004        80,23%      72,04%
2005        85,38%      86,92%
2006        93,00%     86,00%
 
O governo atual informou como recorde de vacinação do rebanho bovino o percentual de 88%.

Durante minha administração criei a ADAGRI (Agência de Desenvolvimento Agrícola), moderno mecanismo de execução da política de defesa animal e vegetal no território estadual.

Seus dirigentes foram recrutados por meio de rigorosa seleção pública e nomeados para cumprirem mandato por tempo determinado.

Contrariando o conceito de agência, que pressupõe certa independência do executivo, o governador propôs, e a Assembleia aprovou sem discutir, a revogação do dispositivo da lei que criou a Adagri que fixava mandato para seus diretores.

Quer dizer, passaram a ser demissíveis a qualquer tempo. Nomeados e exonerados ao sabor das conveniências do governo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pena governador que o senhor não teve a coragem de fazer concurso público para a ematerce, também com um secretário daqueles.

Lúcio Alcântara disse...

Redimi a Ematerce, fortaleci-a, resolver pendências antigas, prestigiei-a. Você esquece que eu só tive 4 anos. Abrs. Lúcio.