sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Profissionalização

O governo, através do Ministério da Educação, estruturou um amplo programa de educação profissional oferecido aos estados embalado em gordas verbas federais.

O governo do Ceará tem se beneficiado do programa por meio de sua Secretaria de Educação, a quem cabe aplicar volumosos recursos transferidos para instalar escolas profissionais.

O terceiro irmão, há algum tempo em entrevista concedida a um canal de televisão, jactou-se do número dessas escolas já criadas ou a serem-no proximamente.

O que deixou de dizer é que essas novas unidades são escolas já existentes que passaram a oferecer novo conteúdo curricular.

Particularmente os Liceus, projeto iniciado por meu antecessor e abraçado por mim com grande entusiasmo, estão sendo rebatizados, aproveitados seus bem equipados laboratórios e excelentes instalações, como se estivéssemos diante de coisa nova, além das gigantescas inscrições nos muros da nova nomenclatura escolar.

No Ceará, a educação profissional de há muito está a cargo da Secretaria de Ciência e Tecnologia através da rede de Centros Vocacionais e Tecnológicos (CVT) e Centros Tecnológicos (CENTEC), que fortaleci e ampliei substancialmente durante meu governo, os quais desfrutavam de reconhecimento público graças ao desempenho alcançado.

Desconheço se o remanejamento da competência de uma secretaria para outra foi feita mediante alteração da lei ou se o fato foi simplesmente ignorado.

Mais uma vez o atual governo desmantela realizações anteriores, de provada eficiência, Centec e Liceus, para apagar imagens de antecessores, substituindo-as por iniciativas sôfregas cujo sucesso está por comprovar.

A proposta em execução lembra muito a reforma Passarinho, lei 5692, abandonada por ter frustrado expectativas que gerou à época.

Os cursos até agora oferecidos na rede estadual, guia de turismo, técnico em enfermagem, técnico em comércio e outros, com características semelhantes, são de baixa complexidade e não guardam relação com a demanda e a necessidade local e regional. 

Nenhum comentário: