sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Fim de ano

O ano acabou! Mas a vida continua, é certo.

Os céticos dirão que a data não passa de uma convenção gregoriana, instituída por um papa, afim de regular a repartição do tempo, conferindo certa ordem ao funcionamento da sociedade.

É o fim do ano letivo, do exercício fiscal, tempo de balanços e apurações. Hora de depositar no cesto de promessas um elenco de bons propósitos, individuais e coletivos.

O silêncio da casa que dorme, e da cidade sem ritmo, sucedem ao barulho da alegria indexada da véspera, criam um clima de paz que induz à reflexão e aciona a memória.

A película que desfila aos olhos da recordação apresenta-nos a conta do passado. Deve e haver.

Traz-nos a imagem dos que já não estão aqui mas deixaram-nos lembranças inesquecíveis, e de alguns, que ainda estando aqui, já não nos importam.

Do que foi, e poderia não ter sido; do que poderia ter sido, e não foi. Do adiamento preguiçoso de decisões inevitáveis. De precipitações que cobraram seu preço.

Do medo, o medo da vida e suas partidas. Do sucesso profissional. Do aconchego da família e entes queridos, o bálsamo infalível para todas as dores.

O dealbar de um ano novo, é sempre, por menos que se queira, momento para revisões, celebração de compromissos, escolha de rumos, aposta em um homem melhor e um mundo mais justo.

Não será a ambição que deva mover as ações humanas, mas a esperança, por mais fugidia e esquiva que se venha a mostrar. Creia nisso.

Ainda quando não a realize ela terá sido útil para mante-lo a tona. Pior que não a encontrar é não possui-la.

Feliz ano novo, urbi et orbi !

Nenhum comentário: