domingo, 21 de setembro de 2008

Oráculo


Em 2000, Alan Greenspan, o poderoso Presidente do Federal Reserve, o Banco Central americano, vaticinava:

É essencial que o atual período de relativa estabilidade internacional seja aproveitado da melhor forma possível, para reduzir os riscos potenciais mais evidentes para uma crise.

Não podemos prever, com precisão, a natureza da próxima crise financeira internacional. Mas que haverá uma é tão certo quanto a persistente imprevidência financeira humana.

Um comentário:

Célio Ferreira Facó disse...

Lula não deveria achar que o Brasil está a salvo desta crise. O país permanece à espera das reformas – nunca feitas. Neste desequilíbrio social monstruoso, falta fazer as reformas estruturais para a Nação. (As poucas havidas até aqui apenas beneficiam o capital, quer dizer, uns poucos, pouquíssimos.) Estabilidade nos preços e programas assistenciais para os mais deserdados ganham a simpatia de largos estratos da população. Ocorre que o cenário pode mudar: a inflação recrudescer. A escassez de recursos mundiais e a crise internacional, se se agravam agora, afugentam os investidores, inibem o crescimento do PIB, do emprego, da renda. Se tal ocorrer, não é difícil nem impossível ouvirmos um “Fora, Lula”. Não estou a torcer por estas tempestades, mas Lula e governos deviam trabalhar considerando-as possíveis e, pois, cumprirem o seu dever.