quarta-feira, 27 de junho de 2007

A frase do dia


A adulação é uma moeda que empobrece quem a recebe.
Laura Junot

A autora, Duquesa de Abrantes, foi casada com o General Junot, antigo embaixador da França em Portugal, comandante das tropas de Napoleão que invadiram Portugal, e que veio a se suicidar.

A Duquesa veio a escrever suas memórias, narrando sua trajetória nos salões e nos círculos do poder na França e em Portugal com a inestimável ajuda de Balzac que por ela teria se apaixonado.

8 comentários:

Anônimo disse...

O governador estaria se referindo aos seus leais "defensores" de outrora?

Célio Ferreira Facó disse...

Pode assumir muitas formas no Brasil a adulação. A impunidade dos remediados e dos políticos, detentores do Poder, a leniência e a omissão por parte dos que devem fiscalizar, controlar e punir. Felizmente não agiu assim o Ministério Público. Este vai agora exigir a prestação de contas da prefeitura de Fortaleza quanto à festa que promoveu no fim do ano passado. Perfaz, cumpre bem o seu dever constitucional, o que já é muito neste país de hábitos medievais. O FURDUNÇO, como se sabe, consumiu inexplicavelmente alguns milhões de reais. Desse dever tinha já se esquivado a Câmara Municipal, que declinou do seu dever institucional, olvidou a Lei Orgânica do Município. No começo, o Executivo propôs algumas bobagens retóricas, insatisfatórias, quis justificar-se até com dizer que fôra tudo pelo menos mais barato aqui que no Rio de Janeiro! A Câmara tinha, tem o dever de fiscalizar, controlar os atos do Poder Executivo. Não tem a liberdade de fazê-lo ou não, segundo as conveniências dos partidos e da conjuntura. Restam, pois, que provar a legalidade, a impessoalidade, a moralidade e a transparência da festinha. Não se conciliam alguns pobres palcos soerguidos em lugares públicos, uns poucos contratos de cantores e bandas, alguma simples estrutura de apoio com aquelas contas milionárias nunca explicadas. Quando terá este Estado, esta Cidade governantes, representantes políticos algo mais respeitosos da população, do cidadão?

Anônimo disse...

Dr. Lúcio, voltou?
Já ia perguntar - parou por que? por que parou?

Célio Ferreira Facó disse...

Pode assumir muitas formas no Brasil a adulação. A impunidade dos remediados e dos políticos, detentores do Poder é uma, bem como a leniência e a omissão por parte dos que devem fiscalizar, controlar e punir. Não agiu assim o Ministério Público. Felizmente este vai agora exigir a prestação de contas da prefeitura de Fortaleza quanto à festa que promoveu no fim do ano passado. Perfaz, cumpre bem o seu dever constitucional, o que já é muito neste país de hábitos medievais. O FURDUNÇO, como se sabe, consumiu inexplicavelmente alguns milhões de reais. Desse dever tinha já se esquivado a Câmara Municipal, que declinou do seu dever institucional, olvidou a Lei Orgânica do Município. No começo, o Executivo propôs algumas bobagens retóricas, insatisfatórias, quis justificar-se até com dizer que fôra tudo pelo menos mais barato aqui que no Rio de Janeiro! A Câmara tinha, tem o dever de fiscalizar, controlar os atos do Poder Executivo. Não tem a liberdade de fazê-lo ou não, segundo as conveniências dos partidos e da conjuntura. Restam, pois, que provar a legalidade, a impessoalidade, a moralidade e a transparência da festinha. Não se conciliam alguns pobres palcos soerguidos em lugares públicos, uns poucos contratos de cantores e bandas, alguma simples estrutura de apoio com aquelas contas milionárias nunca explicadas. Quando terá este Estado, esta Cidade governantes, representantes políticos algo mais respeitosos da população, do cidadão?

Anônimo disse...

Desconfie sempre dos bajuladores. ô raça ruim!!!
Falar nisso, onde andará aquele grande "xeleleu" que outrora o foi do sr. e agora se bandeou para os lados do oligarca das mudanças ???

Anônimo disse...

Dr. Lúcio
O Povo lhe aguarda, chega de tanta incompetência nesta Prefeitura de Fortaleza, digo incompetência para não falar talvez em desonestidade.
João Cesar.

Anônimo disse...

Está frase caberia muito bem para muita gente que participou do gorveno anterior principalmente para aquele ex-sceretário e vice Governador bem acolá, e que agora estão bajulando em outro pasto.
Sebastião

Anônimo disse...

Fica difícil dizer quem é o "xeleleu" do oligarca das mudanças pois só o que ele tem são bajuladores