sexta-feira, 29 de junho de 2007

O poeta e a economia



Muitos sabem que Fernando Pessoa foi um grande poeta. Alguns sabem que foi tambem redator publicitário. Poucos hão de saber que deu lições de economia. Disto nos dá conta o economista Gustavo Franco em livro que organizou, "A economia em Pessoa", da editora Reler.

Sem falar em privatização e globalização, já defende estes conceitos. Chega a afirmar categoricamente: "Quanto mais o estado intervém na vida espontânea da sociedade, mais risco há de, se não positivamente mais certeza, de a estar prejudicando".

E mais, "há serviços de Estado, em muitos países, que trabalham com déficit previsto para beneficiar o consumidor. Como, porém, esse consumidor é ao mesmo tempo contribuinte, o que o Estado lhe dá com a mão direita, terá fatalmente que tirar-lho com a esquerda. O consumidor é, no fim, quem paga o que deixa de pagar".

Como vêem, o gênio administrava heterônimos e um talento polivalente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Dr. Lúcio Alcântara, que bom vê-lo em plena atividade política e intelectual. O senhor sabe aquele ditado popular " NADA MELHOR DO QUE UM DIA APÓS O OUTRO", pois é. O governo do Cid Gomes e sua turma satanizaram a sua figura política e pública no caso dos DEFENSORES PÚBLICOS. E agora veja só o que está acontecendo. O Nelson Martins, Sávio Pontes, Ivo Gomes, Artur Bruno, todos esses usaram a questão ( diga-se de passagem legal) dos DEFENSORES PÚBLICOS como trampolim eleitoral. E agora, nenhum sinal das promessas feita para a categoria está sinalizada. E o senhor foi quem realizou dois concursos, implementou gratificações e reconhecimento de titulação. Pois é Dr. Lúcio Alcântara, agora os DEFENSORES PÚBLICOS devem está se perguntando se fizeram certo em apoiar o CID GOMES. Mas vai ai uma alento, a eleição acontece de quatro em quatro anos, e tomara que os DEFENSORES PÚBLICOS não sejam mais ingênuos em acreditar nas promessas dos FERREIRAS GOMES, pois EM CASA DOS "FERREIRAS",O ESPETO É DE PAU" . CONTINUE ATIVO DR. LUCIO, O SENHOR AINDA TEM MUITO A QUE CONTRIBUIR PARA O CEARÁ!

Célio Ferreira Facó disse...

É antes condenável o grande processo de privatizações de empresas públicas em todo o mundo. Que ocorra dá-se no bojo do famigerado avanço neoliberal, que quase engolir o Estado. No Brasil, não raro, foi também criminoso este processo. Há, por exemplo, a Vale, doada por 3 BILHÕES, ainda financiados pelo BNDES. Hoje a empresa pode lucrar, num semestre, muito mais que "o preço" da sua “doação”. O trecho do grande poeta lusitano apenas mostra que até as inteligências privilegiadas podem se enganar de vez em quando. Por sua natureza são inalienáveis alguns bens. São desse tipo os do patrimônio de um povo, uma nação. É e será a grande culpa de Lula não ter mandado rever todo aquele processo assim que assumiu o Poder. Criou muitos ministérios, não criou o da DESPRIVATIZAÇÃO, que se tornaria talvez no seu mais importante.

Anônimo disse...

Pois bem...
e o Nelson Martins que além de não mais defender os trabalhadores que antes eram os seus pupilos agora só defende o CID GOMES.
E o aumento dos servidores que ele dizia em outros governos que deveria ser de no mínimo 16% e agora defende o concedito pelo Cid Gomes de 3,5%...
Acorda deputado... daqui quatro anos temos uma nova eleição...

Anônimo disse...

NELSON MARTINS COLOCOU TODA SUA TRAJETÓRIA POLÍTICA EM JOGO. TRAIU A CATEGORIA DOS DEFENSORES PÚBLICOS. NESTE ANO, ELE NÃO PARTICIPOU DE NENHUMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA DEFENSORIA PÚBLICA,POIS COMO LÍDER DO GOVERNO DEVERIA ESTÁ PRESENTE,NÃO PARTICIPOU DAS COMEMORAÇÕES DO DIA DO DEFENSOR PÚBLICO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. É DEPUTADO,NO ANO PASSADO O SENHOR NÃO FALTOU NADA, CRITICOU OLÚCIO E AGORA, HEIN?