quarta-feira, 11 de abril de 2012

Centenário de nascimento de Waldemar Alcântara é comemorado na Assembleia

O centenário de nascimento do ex-governador do Estado, Waldemar Alcântara, foi celebrado na noite desta quarta-feira (11/04) na Assembleia Legislativa, em sessão solene solicitada pelo deputado Fernando Hugo (PSDB). O evento integra a programação de celebração da data, que acontecerá em todo o mês de abril.
Fernando Hugo ressaltou que existem determinadas figuras da vida pública que se diferenciam, pois em sua relação com a sociedade o timbre apresentado é sempre a prática do bem. Para o tucano, estas pessoas passam pela vida e, no lastro do trabalho, conseguem a cada passo e a cada tempo fazer um grande plantio, obtendo colheitas que são verdadeiras safras de inverno bom.
“Waldemar Alcântara cultivou, indiscutivelmente, uma dessas safras. Ocupou funções diversas e, interessantemente, o seu vínculo com a saúde pública do Ceará é enorme pelo fervor, determinação e vontade, mostrados quando almejou e teve a coragem de ir a Bahia estudar medicina”, acrescentou.
Fernando Hugo falou ainda sobre o Hospital Geral Waldemar Alcântara, localizado em Messejana. Lembrou que teve a sorte de batizá-lo com o nome do homenageado, e agradeceu em nome da cidadania cearense, por tudo que o ex-governador realizou.
A deputada Bethrose (PRP), que subscreveu o requerimento de Fernando Hugo, afirmou que “não se edifica o futuro relegando ao esquecimento sábias lições do passado”. Para ela, no elenco de nomes que devem ser lembrados por sua vida pautada na decência e no trabalho, despontam a personalidade exemplar de Waldemar Alcântara. Os deputados Roberto Mesquita (PV) e Fernanda Pessoa (PR) também se pronunciaram em homenagem ao ex-governador.
Na ocasião, foi entregue ao filho do homenageado e também ex-governador do Estado, Lúcio Alcântara, um pergaminho comemorativo ao centenário. Em nome de toda a sua família, ele agradeceu a iniciativa de Fernando Hugo e à Diretoria Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A esta última agradeceu pela forma como acolheu a sugestão de que fossem impressos um selo personalizado e um carimbo comemorativo à data, também lançados durante a solenidade.
De acordo com Lúcio Alcântara, foram várias as razões que fizeram com que seu pai obtivesse êxito na vida pública do Ceará, além das circunstâncias da época em que viveu. Entre elas, ele citou o espírito conciliador; a capacidade de interpretar e respeitar diferentes tendências que surgiam e que terminavam por conduzí-lo a posições de destaque no meio em que convivia, e a liderança e a paixão por aquilo que fazia e ao qual se dedicava integralmente.
Também estiveram presentes à sessão solene o ex-governador do Estado, Adauto Bezerra; o ministro aposentado do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar; José Evaldo Silva, representando a Procuradoria Geral de Justiça; Francisco Haroldo Aragão Filho, diretor regional dos Correios, e o vereador de Fortaleza Machado Neto.

Nenhum comentário: