domingo, 26 de outubro de 2008

Ética

Recebi pelo correio exemplar do Código de Ética e Conduta do grupo empresarial J.Macedo. A iniciativa merece destaque e louvor. Cobra-se dos políticos e administradores públicos, com razão, comportamento ético e conduta irrepreensível. Pela natureza das funções que exercem devem ser honestos e parecerem honestos.

Esquece-se que a decência não deve ser exigida apenas de alguns, pela exposição pública a que estão sujeitos, mas de todos, nos negócios ou atividades profissionais que desenvolvem. Com frequência os que erguem o dedo acusador contra as más práticas políticas têm o dedo sujo com a sonegação, a fraude e a desídia funcional.

J. Macedo vem se juntar a outras empresas que estabeleceram normas de conduta para seu pessoal instituíndo padrões de comportamento interno, e nas relações com o mercado e órgãos do governo. É um passo a mais para a criação da consciência de que ética é um compromisso de todos e não apenas uma obrigação de membros do poder público.

Um comentário:

Anônimo disse...

A ética faz parte da cultura e não diz respeito apenas ao comportamento do cidadão sobre as coisas do estado, mas principalmente às coisas do estado sobre o cidadão. Quando o povo tem cultura e sabe cobrar dos seus mandatários um comportamento justo e honesto, a ética passa a existir de forma mais correta e real. De outra forma ela não tem fundação forte o suficiente para manter-se de pé. O homem justo é aquele que vive a justiça dentro do seu coração.