domingo, 2 de dezembro de 2007

Bom Jardim

O caderno Vida e Arte, do jornal O Povo, edição de 01/12/07, traz interessante matéria, de autoria de Pedro Rocha, sob o título Jardim da Cultura, que aborda manifestações culturais no bairro do Bom Jardim e adjacências, em Fortaleza, observando o impacto do Centro Cultural ali instalado junto à comunidade.

Fala sobre a violência na região, manifestações culturais locais na música, no artesanato, nas artes plásticas, bem como a percepção das pessoas sobre o meio e a relação com outras áreas da cidade em termos de produção e consumo da cultura.

Peca ao deixar de mencionar dados sobre a criação do Centro e a estratégia que orientou a implantação do sofisticado equipamento cultural, naquela zona periférica da cidade. Precedida de amplo levantamento das atividades culturais da comunidade, a obra visava descentralizar as ações ligadas à cultura, e, ao mesmo tempo, valorizar e incentivar a produção local.

Em resumo, um braço do Centro Cultural Dragão do Mar, junto à população de baixa renda tradicionalmente alijada das ofertas culturais. Um esforço integrado, além de ações meramente policiais, para mobilizar a comunidade e as estruturas existentes no bairro, em torno de uma cultura de paz.

Ali começamos um projeto pioneiro cujos frutos começam a ser colhidos.

Um comentário:

Anônimo disse...

ISSO AÍ DR.LÚCIO É MAIS UMA TENTATIVA DOS ATUAIS MANDATÁRIOS DO PODER EM ROUBAR OUOMITIR OS FEITOS DE SEU GOVERNO.PURA DESONESTIDADE INTELECTUSAL DESSE BANDO DE INCOERENTES QUE HOJE RENEGAM TUDO O QUE COMBATERAM NO PASSADO.MAGOTE DE CANALHAS POLÍTICOS!