quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Bíblia


A igreja católica dedica este mês a comemoração da Bíblia. Setembro é o mês escolhido em razão do dia 30 assinalar a data reservada a São Jerônimo no nosso calendário litúrgico. De fato, a ele se deve a tradução da Bíblia para o latim, a chamada vulgata, o que tornou sua leitura acessível a um maior número de pessoas e à expansão do cristianismo.

O segundo momento em que a Bíblia viria a ter um papel fundamental na evolução da humanidade, foi quando Gutenberg inventou a imprensa a partir dos tipos móveis.

A massificação do livro levou a um maior conhecimento das sagradas escrituras, à descentralização dos ensinamentos religiosos e a conseqüente formação de movimentos que desembocariam na fundação do protestantismo por Lutero, perseguições religiosas e a emigração dos puritanos ingleses para a América.

9 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Leio no blog de Política de O Povo breve referência a este de Lúcio Alcântara. Participo aqui também com alguma regularidade e muito me agrada. Página cuidada, limpa de erros evitáveis. Discorda, ironiza, reivindica, sempre com argumentos respeitáveis. Critica, contrapondo um exemplo do que gostaria fosse a regra. Responde a leitores, comprovando atenção e leitura das correspondências. E com agilidade. Os fatos da política e do mundo, o Ceará, a literatura, velhas amizades são-lhe os temas habituais. Livros critica, comenta, reproduz às vezes. Notável constância, continuidade imprime às suas notas. Policromático, mas sempre dentro do seu universo de ações e de preocupações, sem estranhezas. Texto limpo, autocentrado, embora fácil e espontâneo, vazado no bom vernáculo, cujo domínio vai-se tornando raro entre nós, por causa do apelo vulgar das modernosas tecnologias, como a Internet. Cidadão esclarecido, exige o certo e o bem, sempre. Sem concessões à vulgaridade.

Unknown disse...

Dr. Lúcio,

Qual sua opinião sobre o veto da Prefeita de Fortaleza à Lei Municipal que tornaria obrigatória a existência da Biblia nas bibliotecas das escolas?

Anônimo disse...

Caro Célio,
Parabéns por sua imparcial avaliação desse blog.Concordo comtudo que você disse.
Este blog tem de tudo um pouco nos deixando sempre por dentro da boa informação.

Lúcio Alcântara disse...

Olá Evaldo,
Eu não teria vetado o projeto. O Brasil é um país cristão, esmagadoramente constituído por evangélicos e católicos. Além do mais a Bíblia é um livro universal, que contém ensinamentos benéficos a todos. O estado é laico, é verdade, mas mesmo assim sancionaria o projeto. Não o faria se fosse para beneficiar apenas os evangélicos ou os católicos. Correria o risco, no caso do projeto em análise, que se alguém o desejasse arguisse a inconstitucionalidade do mesmo.
Lúcio

Anônimo disse...

Parabéns pelo comentário senhor Célio Fáco.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio Alcânatara, compreendo que o Cristianosmo é a religião mais forte no nosso País e não vejo pq a Bíblia não constar nas Bibliotecas. Mas eu pergunto uma coisa ao Sr: E as outras religiões, principalmente as religiões de matrizes africanas, como ficariam ?
Penso que possam ter todas.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio.

Não podemos deixar nossa Fortaleza sendo administrada por pessoas e também equipes que tem estes( reveillon, Bíblia, revista Farol) e outros comportamentos é imperativo que o senhor seja candidato a prefeito conte com o povo que conhece e confia no senhor.

Anônimo disse...

Lucio, não vou chamar de Dr, porque com respeito o senhor não exerce a profissão não é mesmo, sou de esquerda nunca votei no senhor, e realmente talvez nunca vote, embora nada tenho contra sua pessoa ou sua postura.No entanto meu comentario vai com relação a postagem com relação a bíblia de bom gosto e interessante mesmo, parabéns.
Irei mais uma vez analisar as propostas de todos os candidatos e votar no que eu achar melhor como sempre faço.
Parabens tambem por ter saído de lado do coronel, demoreu einh, mas fez bem, muito bem ao senhor.

Anônimo disse...

Parabéns pelo comentário do senhor Pimentel, realmente este blog está ficando excelente, bem versatil e qualificado de alto nível.