segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A profecia de Amós



O profeta Amós (8, 4-7), falando sobre o repúdio de Deus às obras más que executamos, advertiu os maus comerciantes, dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos, e adulterar balanças, dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para por à venda o refugo do trigo?

A imprensa noticia que os lojistas irão renegociar as dívidas atrasadas para ensejar às pessoas fazerem suas compras de fim de ano. A iniciativa é louvável. É que "a lua nova" vai passar, e chegará a época de "vender bem a mercadoria". Para isso, os fregueses terão que readquirir o crédito. Que isso se faça em bases justas, de acordo com o ensinamento bíblico: Abrirás largamente a mão ao teu irmão pobre, e emprestar-lhe-ás segundo as necessidades em que se encontra (Dt,15-8).

Que a negociação anunciada atenda ao interesse de ambas as partes. São os nossos votos.

3 comentários:

Unknown disse...

Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.
Lucas 16.10.
Os que respeitam todas as regras (que, para nossa felicidade, são a maioria) esperam somente isso : que todos ajam do mesmo modo e que os governantes façam cumprir as leis com justiça.
Quem não estaciona em local proibido não avança sinal mas aquele que comete pequenas infrações logo mais pode comete crimes mais graves.
Quem respeita pai e mãe costuma ser bom esposo e cumpridor de suas obrigações.
Quem mais honra seus nomes junto às instituições de crédito são as pessoas simples. E que infelizmente são punidas com taxas absurdas elevadas por causa daqueles que não honram nem seus nomes.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,
Parabéns por manter um blog tão eclético.Isso mostra que você sabe navegar não só no quesito política,mas em qualquer outro assunto.Sua trajetória de homem e político sério e honesto muito o credencia para disputar a prefeitura de nossa Fortaleza que hoje encontra-se em total abandono.Entre nessa disputa pois nossa cidade está necessitando de Um grande administrador como você.Estou com LÚCIO PREFEITO EM 2008!

Anônimo disse...

A ganância de uns é a infelicidade de muitos. Os que por desconhecimento ou desorganização entram na "roda viva" dos juros devem ter muito cuidado com essas armadilhas. Que o digam os velhinhos que entraram na onda dos empréstimos consignados.