domingo, 23 de setembro de 2007

Queimadas


O "Diário do Nordeste", edição de ontem, em chamada de primeira página, alerta para as queimadas, sob o título: "Queimadas têm alta de 26% no Estado" . A foto ao lado é de Antônio Vicelmo.

Quando se sobrevoa o Estado nos últimos meses do ano, faz dó ver o quanto se queima preparando a terra para o plantio. É um costume ancestral que destroi a vegetação contribuindo para a desertificação, que avança todos os anos. Não obstante os esforços feitos no sentido de interrompê-la, a prática se mantém.

No meu Governo, iniciei um esforço para difundir o chamado plantio direto, que é muito mais ecológico. Adquiri máquinas para isso, e através da extensão rural foi iniciada a capacitação dos agricultores para adotarem a nova sistemática.

Era pensamento meu instituir incentivos e prêmios aos produtores rurais que encampassem a proposta. Embora não possa ser aplicado universalmente, o método pode colaborar com eficácia para reduzir a área queimada. Pensem nisso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,
seu governo fez muito, mesmo tendo pegue um estado totalmente falido,que com muito esforço e trabalho você conseguiu sanear e infelizmente não pode usufruir do seu trabalho.Pena que quem estava a frente da SEGOV não mostrou ou melhor não soube mostrar tudo que você realizou.Ao contrário estava com uma única missão:sabotar o seu governo de todas as formas para impedir sua reeleição.Hoje vejo muitos arrependidos de não terem votado em você e agora vêem que foram ludibriados com prmessas que jamais serão cumpridas.Mas, Fortaleza está precisando de um Prefeito com a sua capacidade administrativa.Eu estou com você em 2008...LÚCIO PREFEITO!

José Sales disse...

Sítio Fundão na área urbana do Crato teve mais de 20 hectares destruídos por incendio criminoso na semana. Ninguém tomou nenhuma providência apesar da área ser localizada dentro da Sede urbana do Crato e o próprio CONPAM/ Governo do Estado e SECULT/ Governo do Estado terem encaminhado instrução de tombamento do mesmo. O mesmo também faz parte da área proposta para o GEOTOPE BATATEIRAS do Geopark Araripe, que no dia 20/09, próximo passado, completou um ano de seu credenciamento pela UNESCO.Veja as imagens no blog http://geoparkararipe.blogspot.com/

Anônimo disse...

O geopark araripe é fruto de um intenso trabalho em equipe coordenado pelo então Secretário Hélio Barros e pelo Então Reitor da URCA André Herzog e totalmente apoiados e estimulados pelo Governador Lúcio Alcântara que, inclusive, participou pessoalmente de muitos dos movimentos em favor do credenciamento, primeiro passo para a viabilização do projeto.
Precisamos continuar a luta para que o Governo do Estado não desperdice a oportunidade, perdendo o credenciamento.
Sugestão Dr. Lúcio: ponha o link do blogspot do geopark entre os links interessantes do seu blog.