sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Bicicleta

Sou fascinado por bicicletas. Aos domingos e feriados costumo pedalar, passeando pela Avenida Beira-Mar. Infelizmente, apesar de vivermos em uma cidade plana, o que favorece o ciclismo, o tráfego intenso, associado à escassez de ciclovias, desestimula o uso da bicicleta como meio de transporte, ou como prática esportiva. Como Prefeito de Fortaleza, fiz construir as primeiras ciclovias da cidade nas avenidas José Bastos e Humberto Monte.

Criança e adolescente, também tive a minha bicicleta, que tinha um nome , "Husqvarna", e freava no pedal. As preferidas eram aquelas pretas, como as que transportavam os padres holandeses da igreja de São Benedito, marcas "Raleigh" e "Philips". Imaginava que a "Raleigh", como muitas marcas famosas de diferentes produtos, tivesse desaparecido.

Pois hoje reencontrei-a nas páginas do The Guardian, moderna, dobrável, elegante, aconselhada para completar itinerários de viagens feitas por ônibus ou trem. Partilho com vocês a alegria de contemplar sua imagem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Compartilho com o Senhor a mesma paixão pela bicicleta, mas confesso que não é só o trânsito que me apavora não: o pior é a insegurança, é o medo do ladrão que anda solto por aí enquanto as Hilux não desfilam pelas ruas.

Seria bom que você se candidatasse a prefeito. Tenho certeza que faria ciclovias na cidade, favorecendo este lazer.

O senhor vai ter meu voto, pra qualquer cargo a que concorrer.

Anônimo disse...

Caro Lúcio,

Para você que, desde menino, curte o jeito lúdico de bicicletar, o site:www.escoladebicicleta.com.br, vai lhe trazer informações úteis para aumentar ainda mais a sua cultura ciclística.

Um abraço e bom giro!

Anônimo disse...

Dr. Lucio, a bicicleta foi adotada como soluçao para parte dos problemas de transporte escolar em paises como Holanda e China. Na ultima Piaui tem um artigo interessantissimo sobre o retorno das bicicletas em paises como França e outros, como forma de combater o aquecimento global e resgatar o espaço urbano como espaço publico, coisa que o ciclista faz com muito mais traquejo que o motorista de automóvel.
Ficou pronto na SEDUC, um projeto para aquisição de 5000 bicicletas para jovens do Ensino Médio, uma experiencia a ser realizada em cidades onde ainda temos a cultura deste veiculo como meio de transporte, como Limoeiro do Norte, Russas, Jaguaribe e outras.
Pena que nao tenha ido para frente. Além de uma solução criativa, é saudável para os jovens (afinal muito terminam pedalando nas Academias). Eloisa Vidal

Anônimo disse...

Aproveite sua paixão por bicicletas e dê uma de presente para o Cid Gomes.
Com marcha!

Elisete Dias disse...

Adorei! Isso só mostra que o senhor está cada vez mais perto do povo e eu gosto disso.

Valeu!