domingo, 12 de agosto de 2007

As melhores histórias de amor

Uma estação de televisão inglesa fez uma pesquisa, ouvindo 2.000 leitores, para eleger as melhores histórias de amor de todos os tempos. Richard Kingsbury, responsável pelo canal UKTV Drama, que encomendou o estudo, disse mostrar-se surpreso como "essas histórias , escritas há tanto tempo, mantem o poder de cativar leitores em pleno século 21".


Considera que esses romances constituem, para muitos, um escapismo, uma espécie de fuga da realidade. Ninguém desconhece que a leitura transporta as pessoas para um outro mundo, absorve o leitor, isola-o, muitas vezes, do ambiente e de suas circunstâncias humanas. O mesmo levantamento indica que 40% das mulheres lêem romances para se sentirem melhores, 15% por nostalgia, 10% para compensarem suas vidas insípidas.

Eis a relação dos cinco primeiros colocados:


  • Morro dos Ventos Uivantes. Emily Brontë, l847

  • Orgulho e Preconceito. Jane Austen, 1813

  • Romeu e Julieta. William Shakespeare, 1597

  • Jane Eyre. Charlote Brontë, 1847

  • E o vento levou. Margaret Mitchell, 1936.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vou recomendar essas histórias ao senador Tasso Jereissati. Ele está precisando fugir da realidade das urnas. Todos os candidatos apoiados levaram uma trombada eleitoral. Não é fácil para sua excelência derrotada Tasso encarar esse revés.

Unknown disse...

Li os tres primeiros romances,e sem duvida alguma...merecem o titulo de melhores historias de amor!
São reliquias..!