domingo, 12 de agosto de 2007

Dia dos pais


"Não basta ser pai, é preciso participar", repetia o bordão publicitário através dos orgãos de comunicação. Está certa a mensagem, mas não é tudo. Orientar, educar, informar, dar exemplo, exercer a autoridade com brandura, dialogar. Eis aí, breve síntese de um roteiro da paternidade responsável.

Ainda que não tenha a mesma sensibilidade e a afetividade, que caracterizam a mãe, o pai é uma referência importante para os filhos. A luta pela vida, as urgências do mundo moderno, as múltiplas solicitações do cotidiano, dificultam a comunicação entre pais e filhos, e geram barreiras invisíveis, mas efetivas, entre os dois.

Estabelece-se uma atmosfera de incomunicabilidade, cuja lamentação tardia, desponta quando já não temos com quem falar. Então, tudo que resta é uma saudade pungente, e uma lembrança tênue do que passou. Aos pais, e as mães, que tambem são pais, posto que na ausência desses, feitas chefes de família, minha homenagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Governador Lúcio Alcântara,

O Sr., que por quatro anos foi um PAI pra todos nós, cearenses, receba nossas homenagens e nosso muito obrigado pela seriedade, dedicação, trabalho honesto e competente com que conduziu o destino deste estado sofrido e tão abandonado pela maioria dos que são eleitos para administrá-lo.
Parabéns, que Deus o abençoe, que lhe permita vida longa e nos conceda tê-lo mais uma vez no comando. Feliz Dia dos Pais.

Cris