terça-feira, 14 de agosto de 2007

Pau-Brasil


Em junho deste ano ocorreu, em Haia, a convenção sobre espécies ameaçadas de extinção, que incluiu entre outras, a caesalpinia echininata, o pau-brasil. Aprendemos, na escola, como a extração desta madeira pelos europeus para fabricação de tinta dizimou grande parte da Mata Atlântica.

A recente decisão teve impacto em outra indústria, a dos arcos de violino. Em l860, os irmãos Tourte descobriram as virtudes do pau-brasil, densidade excepcional, elasticidade rara, resistência na curvatura e inigualável capacidade vibratória. Com esses arcos extraordinários, a música invadiu as grandes salas de concerto.

80% dos fabricantes de arcos destinam, desde 2000, 2% de sua receita a um programa em favor do pau-brasil. A Itália é imbativel na fabricação de violinos, o maior símbolo disso é o Stradivarius; e a França triunfou com o arco, graças aos irmãos Tourte. Quer dizer, Paganini deve parte de sua fama ao pau-brasil, tambem conhecido como" bois de Pernambuc".

Inconformados, os franceses acusam a medida proibitiva de ser apenas uma manobra para que os países exportadores continuem vendendo impunemente outras espécies de madeira em risco de serem extintas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Lúcio Alcântara também é cultura...

Anônimo disse...

Uma estorinha bem Pau Brasil.
Em São Paulo, observando as ameaças à preservação das praças públicas, um artista plástico, do qual só lembro o sobrenome
"Matuck", passou a plantar a espécie Pau Brasil nas praças da cidade, clandestinamente, num movimento político solitário e solidário, pois há lei proibindo o corte da árvore, o que garantiria a preservação das áreas verdes dos locais públicos que o artista, com a sua ação, procurava assegurar.
Tudo por amor à natureza e à sua cidade.

Anônimo disse...

Legal essa história, onde será que a gente encontra mudas de pau-brasil pra fazer o mesmo em Fortaleza?

Anônimo disse...

Quando secretário de educação de Uruoca conseguí algumas mudas de pau brasil e plantamos na cidade e nos distritos. Até quando saí de lá em 2000 elas estavam bastante cuidadas e chegando à altura da aproximadamente 1,5 m. Vou me informar como (e se ainda)estão.

Anônimo disse...

Mas no Brasil, país da impunidade e do "tudo pode", as autoridades vão dar um jeitinho de continuar explorando o pau brasil até sua extinção. É uma pena...

Thaisa

José Sales disse...

O nome do artista plástico é Rubens Matuck. O mesmo é arquiteto, professor e gravurista. É também um dos maiores pesquisadores em madeiras e suas utilizações no Brasil e tem a maior coleção de ferramentas de manipulação de madeira. Tem mais de vinte livros publicados. E continua fazendo as mesmas plantações "clandestinas" de Pau Brasil, nas praças de São Paulo.