quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Uma dor

Perdemos ontem o Marcelo Linhares. Funcionário do Banco da Brasil, advogado conceituado, Secretário de Planejamento do Governador Plácido Castelo, Deputado Federal por vários mandatos, membro do Instituto do Ceará.

Homem elegante, de agradável convívio, formava com sua mulher Irismar, um casal sempre benquisto na sociedade. Dele divergi em algumas ocasiões, conservando nossas relações imunes aos desentendimentos políticos. Retornando à Fortaleza, depois de residir em Brasília durante alguns anos, viria a desenvolver uma intensa atividade intelectual que o levou a escrever vários livros e galgar a condição de membro titular do Instituto do Ceará. Foi aí, quando nos tornamos mais próximos, tendo eu, a seu pedido, apresentado, em memorável noite no Ideal Clube, o livro que escreveu sobre Virgílio Távora.

Foi autor ainda de um livro a respeito do governo do Presidente José Linhares, e de outro, a propósito da rumorosa questão religiosa, que no império envolveu os Bispos de Olinda e Belem do Pará.

6 comentários:

Anônimo disse...

Que pena! Pessoas como o Marcelo Linhares, será que o Ceará ainda terá? Vejo tanta mediocridade e tantos interesses particulares acima dos públicos, não só aqui como no Brasil, que me leva a lamentar muito quando alguém como ele desaparece.
Governador, estou com o sr. nessa dor.

Anônimo disse...

Marcelo Linhares era uma espécie em extinção: o político educado.

Anônimo disse...

...agir firmemente com modos suaves. Era essa a frase que tinha no seu gabinete de Governador???
Tem políticos arrogantes e prepotentes que confundem firmeza com falta de educação. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Penso que o ódio que o oligarca das mudanças lhe nutre é porque o sr. o contrariou sem alterar a voz ou lhe dirigir qualquer impropério.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio,
Concordo totalmente com o comentario do Gildson.A sua forma humilde e educada de governar, sua serieade e honestidade no trato com a coisa pública foi o que mais incomodou aqueles que o traíram, em especial o arrogante senador que se acha um deus.
Continue com seu jeito humilde e de homem sério e que Deus, o verdadeiro ilumine seus caminhos.

Anônimo disse...

Dr. Lucio,

Reforço os comentários acima: políticos da estirpe de Marcelo Linhares e Lucio Alcantara estão cada vez mais raros de se achar. A crise ética e moral é a maior e mais suja de todas.
E por falar no oligarca das mudanças: políticos que transformam partidos em feudos e agem como senhores feudais, em completo desrespeito às mais elementares leis de convivência, deveriam sair da vida pública e procurar um analista para tratar suas neuroses. Só depois de ter alta, poderiam voltar à vida pública.

Anônimo disse...

Dr. Lúcio, tive a oportunidade de conhecer o escritor Marcelo Linhares lá no seu gabinete, quando ele ia lançar o livro sobre o cearense José Linhares.
Na época em que escreveu o livro e resolveu fazer uma doação de um exemplar para todas as bibliotecas públicas no interior do estado.
Era um homem culto e muito educado.