quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Deu na Veja


A revista Veja desta semana traz, em sua última página, artigo do jornalista Roberto Pompeu de Toledo, sob o título, "A polícia continua sem policiar". Nele são reproduzidas afirmações do Coronel José Vicente, da Polícia Militar de São Paulo, especialista em segurança pública.


Entre outras coisas, ele diz sobre a compra de luxuosas Toyota Hylux pelo Governo do Ceará para sua polícia: "não conheço polícia americana que tenha um carro desses". O dinheiro, segundo ele, daria para comprar mil viaturas comuns.

14 comentários:

Anônimo disse...

Estão brincando com fogo.
Fazer marketing com tema tão sério poderão ser surpreendidos por resultados desagradáveis.

Célio Ferreira Facó disse...

Está mal assessorado o governador Cid Gomes? Denigre, desonra agora a própria imagem e a da sua administração com a decisão de comprar uns SUPERCARRÕES para a ronda policial. Revela desconhecimento da própria natureza da ação policial, que deve primar pela inteligência e a discrição, a versatilidade, nunca pela ostentação descabida. A melhor ação policial, visando à segurança pública, será por natureza uma ação preventiva, a requerer nos bairros, nas ruas, nos quarteirões, o soldado a pé, o soldado de motocicleta, o soldado de simples telefone à mão, o soldado de bicicleta, o soldado de carro - e este será qualquer, apenas adequado às funções repressivas, que funcione e esteja aparelhado. Sobretudo o SOLDADO PREPARADO – esta a “máquina” a requerer grandes investimentos. Ao contrário, a decisão do Executivo dessangra o orçamento do Estado. Em pelo menos 5 ou 6 milhões a mais. Continha vícios o edital da licitação: prejudicar a isonomia dos concorrentes, estabelecer um viés. Na Assembléia, a base aliada jamais logrou responder a qualquer das invectivas sensatas, vigorosas de Heitor Férrer e Adahil Barreto contra esta insanidade do Executivo Estadual.

Célio Ferreira Facó disse...

Consta que se consultaram também alguns mecânicos, pilotos sobre estes SUPERCARRÕES com que o Executivo Estadual quer agora dotar a Polícia Militar. O que disseram apenas confirma a confusão do governo neste caso. Câmbio automático! É Inútil, inócuo para melhorar a acuidade da ação policial! Todos os pilotos consultados, à unanimidade, acharam-no muito dispendioso. Tração permanente, integral nas quatro rodas! Pareceu a pelo menos um deles de todo desapropriada para estas nossas plagas. É IMORAL o e edital da licitação: despreza o princípio da economicidade; dessangra o orçamento (pobre!) do Estado (pobre!). Os que defendem a tal escolha, ao contrário, não puderam senão gaguejar, até agora, sem achar como explicar o inexplicável. Talvez debitem a conta da insegurança pública atual, quase geral, à falta daqueles “aviões”.

Anônimo disse...

E TOME MARKETING; O POVO GOSTA É DISSO,JÁ JÁ O CEARENSE FICARÁ COM OS OLHOS BRILHANDO AO VER OS CARROES DESFILANDO PELA BEIRA MAR, E O QUE É PIOR, ESQUESENDO DO AUMENTO DA CRIMINALIDADE NESSES ÚLTIMOS OITO MESSES. NÓS ÉRAMOS FELIZES E NAO SABIAMOS.

Anônimo disse...

RONDA QUARTEIRAO, PROPABANDA ENGANOSA,ARTIFICIOSA.

Anônimo disse...

A compra dessas Hilux é mais uma
idiotice que surgiu para envergonhar os cearenses. Morri de vergonha quando vi o caso ser abordado no Jornal da Globo e me constranjo novamente de vê-lo citado em artigo da Veja. Com tantas mazelas da população de um estado pobre como o nosso, com tantas necessidades mais urgentes e prioritárias, o governo investe nossos parcos recursos em luxo e ostentação. O absurdo é tamanho que nos permite até especulações sobre os interesses ocultos e obscuros por trás de transações tão estúpidas e suspeitas.
Não há argumento que justifique a farra e a falta de pudor, é um caso de pura malversação com o dinheiro público. E só demonstra que SEGURANÇA mesmo não é a principal preocupação.
Bandido tem de ser enfrentado com eficiência e políticas públicas sérias, não com luxo.

Como bem falava Boris Casoy,
É UMA VERGONHA!!!

Cris

Anônimo disse...

Aqui no Ceará, talvez pior que no Brasil, a oposição só não virou pó de m**** ainda graças ao espírito público de dois representantes do povo, aqueles que não traem o eleitor depois de eleitos: Heitor Ferrer e Adahil Barreto. O PSDB todo traiu não só Lúcio Alcântara, mas todos os que, como eu, durante anos defendeu o partido em cada eleição, fazendo campanha não só de graça, mas às nossas custas.
E o que vejo agora? Um punhado de deputados acanhados, amestrados e incapazes de levantar a voz tímida mesmo quando enxergam (embora finjam que não) que os cearenses estão sendo espoliados. Vale aqui ressaltar que parte da culpa por este descalabro, por essa nossa vergonha recai também na bancada do PSDB que virou de lado sem nos avisar antes da eleição e aprovou em plenário esta marmota. Traidores!!! Vou lembrar com raiva de meu voto cada vez que formos vítimas de chacota e gozação pela ostentação ridícula de uma polícia rodando em Hilux de luxo, paga com nosso suor.
Já que a oposição não chia mais por estas bandas, por que o MP não se manifesta? Será que fomos abandonados pelas autoridades
do estado?

Thaisa

Anônimo disse...

Qualquer pessoa que tem um mínimo de bom senso percebe que o combate da criminalidade não se dá com a compra de carros luxuosos. Coitados dos que acreditam que isso vai resolver o problema. Imagine quando um carro desses precisar de uma peça que vem, vagarosamente, de São Paulo.
E construção de cadeias públicas, casas de custória, presídios, delegacias no interior, valorização dos policiais, aumento do efetivo? Onde está tudo isso? Ah que saudade do governo passado!

Anônimo disse...

O estado de São Paulo não é e nunca será exemplo em segurança pública para o resto do País. Lá os policiais militares ganham um dos piores salários do País, um delegado da policia civil ganha menos do que um profissional do estado do Piauí. Recomendo aos senhores que tanto falam de segurança pública, sem nada a acrescentar em melhorias, um contato com a associação dos subtenentes e sargentos da policia militar de São Paulo, para saber a realidade daquele estado, que estarão num seminário aqui em Fortaleza nos dias 22 a 24 de agosto deste, no Marina Park. Lá os senhores saberão o que acontece no País inteiro. Aqui pelo menos o Governo Cid lançou uma proposta para a população, cabe aos políticos, ajudarem ao invés de cruzar os dedos contra o que será uma melhoria para a população.

Anônimo disse...

Ao anônimo acima, sugiro checar o site
www.salariospm.xpg.com.br

Lá vai ver que esta informação sua de que São Paulo paga o pior salario à PM no Brasil é falsa. Não é a maior, mas está dentro da média.

E que "bem" pergunte: o que tem a ver o valor do salário da PM com o luxo dos carros? porque se assim fosse, a PM daqui deveria ter o maior salário do Brasil, já que está sobrando dinheiro pra esbanjar com viaturas de luxo. Neste caso, garanto que a insatisfação dos PMs daqui é bem maior quando recebem o contracheque no fim do mês e vêem que o dinheiro que lhe falta, sobra nas Hiluxs...

Anônimo disse...

Só digo que proposta não enche barriga do povo não, nem projeto no papel pega ladrão, nem reunião dá emprego pra população.

E este povo da PM vem de São Paulo passar 3 dias no marina hotel comendo e dormindo às nossas custas? êta ceará véi rico...

Bruno

Unknown disse...

SE NÃO PODEM MANTER NEM OS CARROS DE MENOR VALOR QUE DIRÁ HILLUX, QUEM QUISER VER UMA POLÍCIA SEM CONDIÇÃO DE TRABALHO VÁ ATÉ GENERAL SAMPAIO A 120 KM DA CAPITAL, ONDE OS POLICIAIS TRABALHAM SEM COLETES, PISTOLAS, VIATURA VELHA E SEM MANUNTENÇÃO, EFETIVO REDUZIDO, CARGA HORÁRIA DE TRABALHO EXCESSIVA JÁ QUE TRABALHAM 72 POR 72 DE FOLGA, ISTO É UM ABSURDO.

Anônimo disse...

Volta Lúcio,o Ceará precisa de você

Anônimo disse...

Muito interessante este governo do Estado que diz não ter dinheiro para melhor remunerar os profissionais da segurança pública mas tem recursos de sobra para esnorbar nesta compra de hilux. Vocês podem escrever, esta tal da ronda do quarteirão vai ser "SEGURANÇA PARA INGLÊS VER". No final das contas quero ver quem vai ser o bode expiatório da ineficácia desta solução mirabolante inventada no calor das eleições para governador. Aguardemos.