sábado, 15 de dezembro de 2007

Cem anos

Oscar Niemeyer comemora cem anos celebrado no mundo como gênio da arquitetura moderna. Dói lembrar que o Ceará deixou de ver realizado aquele que o arquiteto considerou, em conversa comigo, seu melhor projeto, o Museu do Mar. O obscurantismo e o radicalismo político da Prefeita de Fortaleza inviabilizaram a obra. Perdeu a cidade a oportunidade de ter um ícone arquitetônico que, para além de atrair a atenção do mundo, iria ordenar toda história de nossa relação com o mar, sob os aspectos econômicos e culturais.

A visita da Prefeita de Fortaleza, em companhia do atual Governador do Ceará, ao escritório de Niemeyer, na cidade do Rio de Janeiro, foi só uma peça canhestra do marketing do arrependimento.

Em Crateús, cravei a presença solitária do mestre no Ceará, com um marco que assinala na cidade, a passagem da Coluna Prestes por ali. De resto, presente em outros sítios do Brasil, por onde transitou a marcha revolucionária.

10 comentários:

Anônimo disse...

E a prefeita foi lá no escritório dele depois de tudo? Que mulher mais car de pau!!!?!
E a tal vila do mar/ costa oeste? Cadê prefeita? Vai afogar também como você fez com o museu do mar, oportunidade de nossa cidade ter obra de Niemeyer de valor??!??
Lúcio, obscurantismo é a palavra certa para definir esse prefeita e a administração dela!
Viva Niemeyer!!!

Anônimo disse...

São por atitudes como está da sra. "Louquiziane" Lins que nós povo de Fortaleza não podemos deixar que ela continue à frente dos destinos de nossa cidade.Precisamos de alguém como Lúcio Alcântara que tem experiência e sensibilidade suficientes para colocar Fortaleza nos eixos.Com a visão moderna e a experiência administrativa já comprovada por diversos cargos que já passou.com certeza Lúcio Alcântara mudaria o perfil desta cidade e deste povo que está entregue à pessoas sem o menor senso de responsabilidade administrativa.Espero que realmente Lúcio seja candidato a prefeito nas próximas eleições,pois Fortaleza não aguenta mais tantos desmandos da atual administração.

Anônimo disse...

E essa prefeita sabe dar valor ao que é bom? Só sabe dançar ao som da Elba Ramalho!
Perdeu a cidade de Fortaleza! Perdemos todos nós!

Anônimo disse...

Tive oportunidade de conhecer detalhes do projeto do MUSEU DO MAR. Sem dúvida um projeto excepcional para uma obra revolucionária. Mas ainda acho a Catedral de Brasília o melhor dentre todos os demais da carreira de Niemeyer.

Agora, sem qualquer viés ideológico, um marco em Cratéus deveria ser para o 4º Batalhão de Engenharia e Construção. Este sim, produziu e contribuiu muito para a cidade e para a região.

José Sales disse...

Dr. Lúcio. Passei pelo maior constrangimento do mundo, agora há pouco, na abertura da Exposição dos Desenhos Originais de Niemeyer, da Bbilbioteca da Faculdade de Arquitetura da USP, no MAC/ Museu de Arte Contemporânea. O Professor Sylvio Sawaya, Diretor da FAU, interrompeu a fala da abertura e me perguntou por o Estado do Ceará, não quer um dos melhores projetos do arquiteto, nos últimos anos, o MUSEU DO MAR. Baixei a cabeça de tanta vergonha. Sai do recinto calado e de fininho.

José Sales disse...

O Fernando Frank Cabral, colaborador de Niemeyer no Rio de Janeiro e em Argel, que escreveu o artigo de fundo do O POVO, de hoje e tem uma dissertação de mestrado sobre o mestre, não se conteve e foi atrás de mim, me pegando pelo braço a indagar o que poderia ser feito para reparar tanto obscurantismo. Não dava para explicar nada e só assumir a mea culpa de nosso atraso cultural e matutagem exotérica.

Unknown disse...

É uma pena Prof. Sales !!!!!!!!

Onde vamos para com isso????????

Anônimo disse...

Dr. Lúcio, este André continua a pensar, coitado, que é a última coca-cola do deserto. Não dê atenção a este ex-amigo (alguma vez foi amigo seu?) Ele é que entrou "Numa fria".

Anônimo disse...

Que vergonha, hein José Sales?

Quando é que as pessoas aqui deixarão de ser tão mesquinhas e provincianas no que se refere à cidade, aos interesses coletivos e aos espaços públicos?

É lamentável a vocacão para a pequenez de certos gestores públicos como a prefeita Luiziane e o governador Cid Gomes.

O último muda o nome dos programas do governo passado para "fingir" que são novos e ludibriar seus incautos eleitores... A outra impede deliberadamente nossa cidade de ter uma obra daquele que é um dos maiores homens do séc XX ainda vivos...

Pobres dos homens grandes de espírito e de caráter aqui nessa nossa província, sua missão é das mais difíceis de realizar, só vivendo mais que Oscar Niemeyer!

Anônimo disse...

Dr. Lúcio. boa noite. Nem sabemos mais o que comentar sobre essa matéria que o sr publica aqui no seu blog. Isso deveria ser divulgado em todo o mundo. O mundo inteiro reverencia o mais ilustre dos brasileiros e nos deparamos com uma situação dessas. me sinto envergonhado.