domingo, 9 de dezembro de 2007

Pequeno Príncipe


O pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, é o terceiro livro mais traduzido no mundo. Atrás da Bíblia e de O Capital, de Karl Marx. Pode ser lido em mais de 160 línguas e dialetos, e dele já foram vendidos mais de 80 milhões de exemplares.

Diria que a obra, de certa forma, é uma espécie de precursora da literatura de auto-ajuda. No Brasil, línguas ferinas identificaram-no como o livro das "Misses", que entrevistadas por ocasião dos concursos de beleza apontavam-no como sua obra preferida.

O autor era piloto, tendo voado para a América do Sul nos pródromos da aviação comercial. Com destino a Buenos Aires escalava em cidades brasileiras. Escreveu, entre outros livros, Vôo Noturno e Terra dos Homens. Morreu em 1944, em um acidente aéreo, quando sobrevoava o Mar Mediterrâneo. Seu corpo nunca foi encontrado. Especula-se sobre a hipótese de ter sido abatido pelos alemães.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ontem eram as "Misses". As "Louras", que hoje são pessoas consideradas pouco inteligentes, circulam hoje no folclore da internet como as suas sucessoras.

O Pequeno Príncipe diz em certa passagem do livro uma frase antológica, cuja tradução seria : "Como as pessoas grandes conseguem complicar as coisas".

Essa verdade filosófica, até as "louras" entendem ...