sábado, 15 de dezembro de 2007

Itália

Pesquisa recente revelou que os italianos se consideram as pessoas menos felizes da Europa ocidental. Ha um "malessere", espécie de mal-estar coletivo, que se traduz por um desânimo econômico, político e social. Em 1987, a Itália emparelhou seu Produto Interno Bruto(PIB) ao da Inglaterra. Hoje, a Espanha ameaça ultrapassá-la.

O descrédito dos políticos, a desconfiança nas instituições, a estagnação econômica, a crise das pequenas empresas, que no passado fizeram a prosperidade do País, a ineficiência do Estado, tornaram a decantada bonomia italiana apenas um produto turístico.

O número de pobres, segundo critérios europeus, aumenta em todo o Continente. Na Itália, 11% das famílias já estão abaixo da linha de pobreza.

Dois livros de sucesso mostram a desconfiança em relação aos grandes poderes: A Casta, sobre a classe política, e A Camorra que trata da máfia napolitana.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 15/12/07, página A12A.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lá como cá... E ainda tem Brasil pensando que a crise é coisa brasileira.
JOÃO TELES

Anônimo disse...

Tem gennte que parece que não tem nada para fazer a não ser navegar em tudo que é blog para muitas vezes dar opiniões bobas e na maioria das sem nenhum senso de justiça ou coerência.