domingo, 28 de setembro de 2008

Censura

O controverso Primeiro Ministro da Itália, Silvio Berlusconi, aprontou mais uma.

Com sua aprovação, foi aposto sobre o seio da alegórica Verdade, quadro pintado por Tiepolo, no século 18, uma diáfana renda para encobrí-lo. Diga-se que a tela adulterada, é apenas uma reprodução.

Defensores da censura alegaram que a medida tinha o objetivo de evitar que nas entrevistas coletivas, dadas no Palácio Chigi, o busto da Verdade pairasse sobre a calva do Chefe como uma incômoda auréola. O paradoxo está em que a tela foi ali colocada por determinação de Berlusconi, que muito a aprecia.

O fato sugeriu a imediata comparação com o pintor Daniele de Volterra, que a pedido do Vaticano, pressionado pelo Concílio de Trento, encobrisse as vergonhas dos anjos, pintados por Michelangelo, na Capela Sistina. A proeza lhe valeu o apelido de braghettone (cuecão).

Saiba mais n'O Estado de S. Paulo, edição de 10/08/08.

Um comentário:

Célio Ferreira Facó disse...

NÃO deviam ser tão obscurantistas estes falsos cavalheiros. Não vemos que exibam o mesmo ridículo quando se trata de promover os próprios interesses. Em detrimento do bem comum, da Itália, do que mais aparecer. Levam agora aquele país para a direita, desarranjam-lhe as contas, dão-se alianças imorais como a que apoiou a Guerra do Iraque. Unem-se pela ambição do poder. São hoje os velhos prejuízos, atrasos contra os quais debateu-se a vida inteira, com todas as suas forças, inteligência, saúde, Antônio Gramsci.